Africa Basquetebol

17 dezembro 2007

ANGOLA : Clube militar quer estendermassificação às demais províncias

Um projecto de massificação desportiva de basquetebol na região sul, centro e norte do país, designadamente Huíla, Cunene, Huambo e Cabinda, está ser implementado pelo Clube 1º de Agosto, como forma de incentivo e de desenvolvimento desportivo dos jovens destas províncias.

Na província da Huíla este projecto surgiu já com uma equipa sénior de basquetebol, como primeira filial daquele grémio militar para participar no campeonato nacional da modalidade, formar futuros basquetebolistas e rodar os jogadores menos utilizados, por forma a reforçar o plantel da equipa principal do Rio Seco.

De acordo com o chefe de estado-maior das FAA, general Francisco Pereira Furtado, que anunciou o facto à imprensa na cidade do Lubango, quando assistia a uma das sessões de treinamento da equipa militar da região sul, as Forças Armadas, no quadro do cumprimento das suas obrigações, devem incentivar os jovens a pratica do desporto, como forma de manter a saúde, as suas mentes sãs e garantir a participação activa em todos os esforços que o país está a empreender.

Sublinhou que este é um projecto para revitalizar a pratica do basquetebol para a província da Huíla. Tendo explicado que no passado o CDH, teve uma equipa que não conseguiu ir mais além.

“Agora pensamos que é um projecto muito mais consistente porque é um projecto de massificação do basquetebol. Surge com esta equipa de sénior para participar no campeonato, mas o objectivo principal é o incentivo à pratica de basquetebol pelos jovens e crianças fundamentalmente para criarmos futuros basquetebolistas aqui na província da Huíla”, sublinhou.

Da mesma forma, Francisco Furtado referiu que através das Forças Armadas estão a trabalhar para implementar um outro projecto idêntico ao criado na Huíla, na província de Cabinda, e numa terceira fase arrancar-se-á também para a província do Huambo dando assim o apoio as regiões militares instaladas nestas províncias para incentivarem e aproveitarem no máximo as infra-estruturas que o governo criou para que as mesmas não estejam em estado de abandono.

O chefe de estado-maior das FAA, disse ainda que a província do Cunene, por possuir uma juventude com condições físicas adequadas e altura para a pratica da modalidade, vai começar com o mesmo projecto com apoio de um grupo empresarial, existente naquelas paragens.

“Já havia um projecto no passado do 1º de Agosto, que era criar uma escola de basquetebol no Cunene. Agora, vamos começar este projecto naquelas paragens, com o apoio de um grupo empresarial. A nossa equipa técnica, que estará cá, terá a responsabilidade de conduzir este projecto regional, a nível das províncias da Huíla e Cunene”, garantiu.

Sublinhou ser importante que este projecto avance para permitir captar tanto na Huíla como no Cunene os futuros basquetebolistas que podem ingressar no desportivo da Huíla e quiçá também virem a reforçar o 1º de Agosto no futuro, “evitando deste modo que continuemos a buscar atletas no exterior para aquilo que temos e podemos fazer dentro do país” disse.