Africa Basquetebol

17 dezembro 2007

Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol - Ferroviário da Beira: uma vitória em três jogos

O REPRESENTANTE moçambicano na Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, cuja primeira fase disputa-se em duas províncias angolanas (Cabinda e Huambo), somou ontem a segunda derrota, desta feita frente ao Niger Potters, da Nigéria, por 89-64, em partida da terceira jornada do Grupo “B”. Esta foi a segunda derrota dos “locomotivas” depois de perder na jornada inaugural diante do ABC da Costa do Marfim, por 89-22.

No entanto, os pupilos de José Delfino ainda têm chances de se apurar para os quartos-de-final já que na segunda jornada bateram o Stade Malien do Mali, por 71-60. Apuram-se para a próxima fase os quatro primeiros classificados.

Neste desafio os “locomotivas” praticaram um basquetebol vistoso. Desde muito cedo começaram a dar mostras da sua determinação para vencer o jogo, tendo adoptado uma estratégia que privilegiava acções defensivas colectivas, saídas rápidas para o ataque e lançamentos de longa e curta distâncias.

Fruto desta estratégia montada pelo técnico José Delfino e bem interpretada pelos atletas, a equipa moçambicana já vencia por uma margem mínima de três pontos, durante o primeiro período (14-11).

No segundo período, o desafio conheceu outros contornos. Os malianos despertaram no jogo, tendo apontado 13 pontos contra dez dos moçambicanos, permitindo a igualdade no marcador por 24 pontos.

No recomeço, os malianos subiram de rendimento, passando a deter mais a posse de bola e convertendo vários lançamentos exteriores, ante um adversário que ia acusando aos poucos algum desgaste físico, permitindo que o Stade Malien saísse vitorioso neste período por dois pontos de diferença (19-17).

Com o marcador a registar 57 pontos para cada uma das equipas, o resultado teve de ser decidido ao prolongamento, tendo o Ferroviário convertido 13 contra quatro do Stade Malien.

Armando Batista foi o melhor marcador do Ferroviário ao apontar 15 pontos, os mesmos que foram anotados por Mahamadou Tangara.

Para chegar aos “quartos” o Ferroviário tem que situar as suas armas no Onatra da RDCongo, adversário que terá pela frente amanhã, visto que contra o Petro de Luanda as possibilidades de vencer são muito remotas.

INTERCLUBE LIDERA GRUPO “A”

O Interclube lidera o Grupo “A” com cinco pontos fruto de duas vitórias e uma derrota nos três jogos disputados. No último embate os “polícias” venceram o ASPAC do Benin, por 94-46. O 1º de Agosto está na segunda posição. Em desafio da terceira jornada, os "militares" alcançaram a segunda vitória consecutiva ao baterem o MBC da Guiné-Conacry por 92-59.

A ronda ficou marcada também pela primeira vitória do ASB Kauka sobre o APR, por 61-53.