Africa Basquetebol

17 outubro 2007

ANGOLA : 1º de Agosto embarca hoje para Maputo com pensamento na revalidação do troféu

A equipa sénior feminina do 1º de Agosto segue viagem hoje, quarta-feira, para Joanesburgo, África do Sul, em trânsito para Maputo, capital moçambicana, onde a partir de sexta-feira começa a competir na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, cujo término está previsto para dia 30 do corrente mês.
Apesar de ter realizado uma preparação de aproximadamente uma semana e meia, toda ela em ter-ritório nacional, a formação do 1º de Agosto na qualidade de campeã africana em título vai para a cidade moçambicana de Maputo com responsabilidades acrescidas.
Sem Luísa Macuto, em estado de gestação, a direcção do 1º de Agosto respondeu positivamente a preocupação do técnico principal da agremiação, Aníbal Moreira, e contratou os serviços da poste cabo-verdiana Crispina Inês Andrade Correia, de 31 anos de idade, 1 metro e 88 centímetros de altura, 87 kg, atleta que se destacou na XX edição do Campeonato Africano das Nações da modalidade que se disputou no Senegal, tendo arrebato o troféu de melhor marcadora da prova, para além de ter sido eleita para o cinco ideal do "Africano".
Entretanto, durante a preparação, as pupilas de Aníbal Moreira realizaram dois jogos de controlo com a formação de cadetes masculinos daquela agremiação desportiva, tendo as "embaixadoras" angolanas conseguido duas vitórias por 42-41 e 72-68 respectivamente.
No entanto, embora os resultados alcançados não estejam em causa, o teste serviu mais para o técnico militar avaliar o estado de evolução das suas jogadoras que muito recentemente conquistaram a medalha de bronze ao serviço da Nação na XX edição do Campeonato Africano de basquetebol em seniores femininos, disputado no Senegal, prova ganha pela Selecção do Mali.
Para além das representantes moçambicanas, as angolanas terão ainda como fortes opositoras no evento as equipas da República Democrática do Congo e da Nigéria.
Ainda assim, o conju-nto militar embarca para Maputo com o único propósito de revalidar o título conquistado em Libreville, Gabão, em 2006.
Sílvio Lemos, director para o basquetebol do Clube Central das Forças Armadas Angolanas vai chefiar a comitiva.
Para esta empreitada, Aníbal Moreira leva consigo as seguintes jogadoras: Domitila Ventura, Isabel Francisco, Jaqueline Francisco, Ângela Cardoso, Crispina Correia, Sónia Guadalupe, Astrida Vicente, Ernestina Neto, Sófia Capinga, Elise, Luísa Maria "Valódia, Nacissela Maurício, Bárbara Guimarães e Maria Afonso "Manú".

Aníbal Moreira almeja
Conquista do título "africano"

Apesar de ter realizado uma preparação algo conturbada, marcada fundamentalmente por lesões, o técnico principal do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, considerou que a reconquista do título da Taça dos Clubes Campeões Africanos constitui prioridade premente do seu grupo.
"Independentemente da preparação que tivemos, marcada por lesões e o facto das duas nossas bases por razões académicas se treinarem separadas do resto do grupo, o nosso objectivo continua a ser a revalidação do título continental. Temos consciência que será extremamente difícil conseguirmos tal desiderato, mas vamos lutar para mais uma vez dignificar o basquetebol angolano", asseverou o técnico.
Quanto ao reforço para a empreitada de Maputo, o técnico principal do 1º de Agosto mostrou-se regozijado pelo facto da direcção ter conseguido os préstimos da internacional cabo-verdiana.
"A Crispina Andrade é uma atleta com qualidades inquestionáveis e te-nho a certeza que será uma mais valia para a nossa equipa. Aliás, tivemos a oportunidade de a ver jogar no “Africano” do Senegal, onde foi a me- lhor marcadora e esteve no “cinco” ideal. Portanto, é uma atleta possante e vai nos ajudar bastante na luta debaixo das tabelas".