Africa Basquetebol

14 outubro 2007

ANGOLA : 1º de agosto quebra ciclo de vitórias do Atlético Petróleos de Luanda no “Provincial”

Uma displicência do internacional angolano Luís Costa a vinte e quatro segundos do termo do jogo, ao efectuar mal uma reposição de bola, permitiu ao 1º de Agosto levar da melhor sobre o seu arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, a quem venceu ontem, no Pavilhão do Codenm, por escassos três pontos, 91-88, no primeiro clássico dos clássicos da época 2007/08, partida que contou para a sexta jornada do Campeonato Provincial da "bola ao cesto" em Seniores Masculinos.
As formações do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda protagonizaram ontem no lotado Pavilhão do Codenm um verdadeiro hino de basquetebol, justificando deste modo, o estatuto que ostentam quer a nível do continente berço da humanidade (africano) quer a nível doméstico.
Apesar de estarmos no início de época e com algumas limitações em termos de lesões, Eduardo Mingas, no Petro, Joaquim Gomes "Kikas" e Felizardo Ambrósio, no 1º de Agosto, as duas equipas proporcionaram um grande espectáculo para o gáudio dos adeptos que lotaram por completo o Pavilhão do Codenm que viu reduzido a sua capacidade para 980 lugares.
O espectáculo ficou machado com a ausência do placard electrónico o que dificultou sobremaneira os intervenientes do jogo (jogadores, treinadores bem como os árbitros). Ontem funcionou apenas o placar dos 24 segundos, isto na segunda parte.
No primeiro quarto o 1º de Agosto superiorizou-se, tendo vencido por 27-19. Já no segundo, os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" mostram-se mais esclarecidos, com ataques planeados e terminavam sempre os seus ataques em ponto. 47-44, foi o resulto ao cabo dos primeiros vinte e quatro minutos.
O terceiro período foi inteiramente dominado pelo Atlético Petróleos de Luanda que venceu por um parcial de 29-19, fixado o resultado em 73-66. O domínio dos petrolíferos da capital se manteve até a entrada do minuto dez. Jaime Covilhã lançou o "salva vida" na quadra e com lançamentos dos seis metros e vinte cinco, Miguel Timóteo Pontes Lutonda tratou de reduzir a vantagem do Petro para um ponto, ou seja, 88-87.
A partir daí os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" perderam o norte e permitir mais dois pontos do seu adversário, quando faltavam 24 segundos para o final da partida. E como não bastasse, Luís Costa ao efectuar a reposição de bola, fê-lo de forma displicente e na tentativa de corrigir o erro do seu companheiro, Shannon Croocks empurrou deliberadamente Francisco Jordão, tendo Iracelmo Pinto em cima da jogada apitado uma falta anti-desportiva. Jordão converteu os dois pontos e fixou o resultado em 91-88.
Em termos de ressaltos o 1º de Agosto conseguiu 41, contra 35 do Atlético Petróleos de Luanda. Já nos lançamentos de longa distância o 1º de Agosto dos 25 tentados converteu 10 (40%), ao passo que o Petro dos 30 tentados converteu 11. Francisco Jordão foi o cestinha da partida com 23 pontos. Por banda do Petro, Carlos Morais anotou 17 pontos.
O trio de árbitros liderado por Iracelmo Pinto, Gilberto António e Figueiredo Cruz com um ou outro erro não teve influência no resultado final. Petro, Interclube e 1º de Agosto comandam com 11, 11, e 10 pontos respectivamente.

Ficha Técnica

Pavilhão do Codenm completamente lotado, para ver jogar as equipas do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda, em partida a contar para sexta jornada do Campeonato Provincial de Basquetebol em Seniores Masculinos.
Sob arbitragem de Iracelmo Pinto, Gilberto António e Figueiredo Cruz, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (5), Armando Costa (4), Olímpio Cipriano (12), Francisco Jordão (23), Abdel Bouckar (2), Carlos Morais (21), Miguel Lutonda (13), Rodrigo Mascarenhas (11), Leonardo Conceição (0).

Treinador: Jaime Covilhã.

Atlético Petróleos de Luanda: Luís Costa (12), Carlos Morais (17), Leonel Paulo (6), Shannon Croocks (9), Victor Muzadi (4), Francisco Horácio (11), Victor de Carvalho (7), Joaquim Xavier (7), Manuel Mariano (0), Domingos Bonifácio (15) e fernado Albano (0).

Treinador: Alberto de Carvalho "Ginguba"
Marcha do marcador: 27-19, 47-44, 66-73 e 91-88.
Resultado ao intervalo: 47-44
Resultado final: 91-88

Jaime Covilhã (1º de Agosto)
“Merecemos a vitória”

O técnico principal do 1º de Agosto, Jaime Covilhã, no final da partida era um homem visivelmente feliz, tendo afirmado que o 1º de Agosto mereceu a vitória porque foi a equipa que sempre procurou os dois pontos.
"Nós merecemos a vitória porque fomos a equipa que ao logo dos 48 minutos procuramos pelos dois pontos. Entretanto, o técnico militar mostrou-se igualmente preocupado com o calendário da associação que faz disputar quatro jogos por semana.
"Penso que a associação tem que rever o seu calendário porque desta maneira estão a matar os jogadores".

Alberto de Carvalho (Petro de Luanda)
“Fomos claramente prejudicados”
Alberto de Carvalho "Ginguba", técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, no final da contenda mostrou-se agastado com o trio de arbitragem liderado por Iracelmo Pinto, que no seu entender influenciou no resultado final.
"O que se passou aqui foi uma autêntica vergonha. Fomos claramente prejudicados pelo trio de arbitragem. Estão de parabéns os meus jogadores que souberam dignificar o espectáculo pena é que os árbitros influenciaram no resulto final", desabafou Alberto de Carvalho "Ginguba" que não deixou de parabenizar o seu antigo pupilo, Francisco Jordão que foi o MVP do encontro com 23 pontos