Africa Basquetebol

15 outubro 2007

ANGOLA : Militares limam últimas arestas para Taça dos Clubes Campeões Africanos

Já com a integração da cabo-verdiana Crispina Andrade (poste), atleta que se evidenciou na XX edição do Campeonato Africano das Nações de basquetebol em seniores femininos, disputado no Senegal, a formação do 1º de Agosto, campeã continental em título, entra a partir de hoje, segunda -feira, na derradeira semana de preparação, tendo em vista a sua participação na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a decorrer de 18 a 30 do corrente mês, na cidade moçambicana de Maputo.
Durante a primeira semana de trabalhos, Aníbal Moreira, técnico principal da formação militar privilegiou a vertente física sem descurar obviamente a componente técnica e táctica, a fim de manter os níveis de produtividade demonstrados no "Africano" da categoria, já que das doze atletas que representaram o cinco nacional no evento, oito pertencem à equipa do 1º de Agosto.
Entretanto, Ângela Cardoso (poste), atleta que ajudou o cinco nacional a conquistar a medalha de bronze, continua sob cuidados médicos e caso não se recupere nos próximos dias poderá falhar a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Ângela Cardoso confronta-se com uma lesão nos dois joelhos.
Nos dois jogos de controlo que equipa realizou frente aos cadetes masculinos da agremiação militar, as pupilas de Aníbal Moreira venceram no primeiro embate por 42-41, tendo batido no segundo encontro por 72-68.
O técnico principal da formação militar afirmou que apesar das contrariedades que marcaram a primeira semana de preparação (lesões e ausências de algumas atletas), o grupo está praticamente compenetrado e apto para disputar de igual para igual a Taça dos Clubes Campeões Africanos com as demais equipas, onde sobressai o Ferroviário de Maputo, finalista vencida da última edição, realizada em Libreville, Gabão, prova ganha pelo 1º de Agosto, isto em 2006.
"Apesar das dificuldades que tivemos desde as lesões de Ângela Cardoso que continua sobre cuidados médicos, Jaqueline Francisco que felizmente já se treina com o grupo, aliado ao facto das duas bases (Domitila Ventura e Isabel Francisco) por razões académicas não poderem se treinar com o resto do grupo, acredito que a equipa esta nesta altura coesa e pronta para defender com brio o título conquistado em 2006", asseverou o técnico militar.
Para se evitar eventuais lesões a última da hora, a equipa técnica militar decidiu nesta semana derradeira dos trabalhos suspender os jogos de controlo. A escolha das doze atletas que embarcarão para o local da competição acontece em princípio após a sessão matinal de quarta-feira.