Africa Basquetebol

11 julho 2007

ANGOLA : Seleccionador nacional convoca jogador de 2,10 metros

Depois de ter sido dispensado da selecção que vai disputar os Jogos Panafricanos de Argel (Argélia), o poste do Petro de Luanda Valdelício Joaquim foi convocado para o "cinco" nacional que prepara o Campeonato Africano de basquetebol (Afrobasket2007), informou hoje a Rádio-5.

A chamada do atleta de 17 anos de idade deveu-se às limitações dos postes Abdel Boukar e Eduardo Mingas. O primeiro está a recuperar de uma lesão e o segundo enfrenta uma crise de malária.

O atleta da equipa júnior dos petrolíferos torna-se assim no jogador mais alto da pré-selecção superando Abdel Bouckar (2,04 metros).

O extremo Carlos Morais também está a contas com o equipa médica devido a uma pubalgia.

A equipa liderada por Alberto de Carvalho "Ginguba", que entre 15 e 25 de Agosto vão defender no país o título continental, cumpre um estágio em Espanha.

De acordo com a Rádio-5, na quinta-feira a selecção defronta a sua congénere da Alemanha.

Fazem parte do grupo Miguel Lutonda, Armando Costa, Carlos Almeida, Joaquim Gomes "Kikas", Abdel Boukar, Felizardo Ambrósio, Carlos Morais, Victor de Carvalho, Francisco Horácio, Eduardo Mingas, Luís Costa, Milton Barros e José Santos.

O extremo Olímpio Cipriano, em testes na liga norte-americana de basquetebol (NBA), junta-se ao grupo depois do dia 14.

De acordo com o sorteio do Afrobasket2007, a série A é constituída pelas selecções de Angola, Marrocos, Cabo Verde e Rwanda e terá como palco a cidade de Benguela. Os outros grupos serão na Huíla (B- Senegal, Egipto, Mali, Côte Ivoire), Huambo (C-Nigéria, RCA, RDC, Libéria) e em Cabinda (D-Argélia, Tunísia, Camarões e Africa do Sul).