Africa Basquetebol

10 novembro 2006

MOÇAMBIQUE : Nacional Seniores - Costa do Sol


BEIRA já respira o ambiente da maior competição basquetebolística nacional. No Pavilhão dos Desportos, local que a partir de amanhã irão evoluir as principais estrelas da nossa bola-ao-cesto, já se notam os sinais do evento. Para além da pintura de que beneficiou, o recinto regista agora melhorias no capítulo da iluminação, pormenor extremamente importante, pois sabe-se que a prova decorrerá em grande medida no período nocturno. No terreno, já começaram a desembarcar algumas equipas, bem como elementos da Federação Moçambicana da modalidade, estando o sorteio programado para logo à noite, às 20.00 horas, em princípio numa das salas do pavilhão.

Maputo, Sexta-Feira, 10 de Novembro de 2006:: Notícias
Embora a informação ainda não seja oficial, isto porque não comunicada por canais próprios à Federação ou então à Associação Provincial de Basquetebol de Sofala, entidade que se encontra na vanguarda da preparação do evento, já se fala na desistência de algumas formações, nomeadamente Sporting de Nampula e FC Lichinga, aparentemente devido a questões financeiras. É que, segundo o inicialmente projectado, a organização encarregar-se-ia do pagamento de toda a logística (alojamento e alimentação) dos participantes, só que, a um dado momento, o discurso já tem outro tom, isto é, responsabiliza-se somente pelo alojamento, ficando o outro item sob a alçada dos próprios clubes. Estes, no entanto, afirmam que foram apanhados de surpresa, numa altura em que os seus orçamentos apontavam para determinados montantes, que agora são obrigados a aumentar, o que é incomportável para quem o seu quotidiano é de verdadeira pobreza. A despeito desta situação, e porque oficialmente os "interessados" na desistência ainda não se manifestaram, estamos em crer que este Campeonato Nacional de Basquetebol de Seniores Masculinos acabará por contar com a presença das mesmas 12 formações, designadamente Maxaquene, Ferroviário, Costa do Sol e Académica, da cidade de Maputo; Pastelaria Universal, de Inhambane; Sports Club de Chimoio, de Manica; Ferroviário e Desportivo, da Beira; Académica do Songo, de Tete; ISPU de Quelimane, da Zambézia, Sporting, de Nampula, e FC Lichinga, do Niassa. De acordo com o regulamento da prova, as equipas serão divididas em duas séries de seis cada, qualificando-se os dois primeiros para as meias-finais. Ao que tudo indica, os quatro times da capital do país serão repartidos por ambas as séries e tentar-se-á - porque ainda não conhecemos os cabeças-de-série - evitar que Ferroviário, detentor do título, e Maxaquene, vice-campeão, estejam no mesmo grupo. Apontados como os principais candidatos à conquista do "canecão", as formações treinadas por Carlos Alberto Niquice (Bitcho) e Horácio Martins, para além do quadro de craques que já possuem, reforçaram-se por algumas estrelas moçambicanas a jogar nos Estados Unidos da América, casos de Cesário Chipepo (Pitcho) e de Amarildo Matos, para os "tricolores", podendo os "locomotivas" também apresentar algumas novidades.
PREPARADO PARA O QUE DER E VIER

Maputo, Sexta-Feira, 10 de Novembro de 2006:: Notícias
Discurso modesto e calculista, preferindo chegar, ver e depois se posicionar melhor, está o Costa do Sol, que terá chegado à cidade da Beira ontem à noite, via rodoviária, após perder algumas horas a fio na Manhiça, devido à avaria do autocarro que transporta a comitiva. Os "canarinhos" foram os terceiros classificados no Campeonato da Cidade e o regresso ao Chiveve pode avivar um certo sentimento de orgulho, pois foi naquele palco onde conquistaram o seu primeiro título nacional. É verdade que o plantel já não é o mesmo, mas se a sina beirense lhes perseguir... O técnico Milagre Macome (Mila) projecta uma prova extremamente difícil para o seu time, que considera estar preparado para o que der e vier. Segundo ele, Maxaquene e Ferroviário, que se projectam na linha da frente, reforçaram-se bem para este "Nacional", enquanto o Costa do Sol conta com o mesmo grupo, pelo que somente se coloca à espreita da melhor classificação possível. "As nossas aspirações são diminutas, comparativamente àqueles. A nossa projecção, para este ano, apontava para a constituição de uma equipa que conseguisse ganhar uma estrutura competitiva que lhe permitisse estar à vontade na próxima época. Estamos com os pés bem assentes no chão, uma vez que o conjunto é praticamente novo e os jogadores precisavam, antes de mais, de se conhecer mutuamente, amadurecer e singrar na nossa filosofia e modelo de jogo, bem como ganhar a dinâmica competitiva necessária para que em 2007 o Costa do Sol pudesse estar no mesmo patamar dos candidatos ao título. Portanto, este é o nosso objectivo e do qual não abdicaremos, pois achamos estar no bom caminho". A despeito deste discurso, Mila, socorrendo-se da grandeza da instituição "canarinha", afirma que a sua rapaziada vai lutar para conseguir a melhor classificação possível, acrescentando: "se nos derem uma brecha, obviamente que não perdoaremos o ensejo para chegar ao título, mas, para já, conhecendo as nossas limitações, de maneira nenhuma nos assumimos como candidatos". Na Beira, o Costa do Sol apresentará o seguinte lote de artistas: Sansão Matavele, Martinho Sobrinho, Valgy Samajo, Helton Mazive, Alísio Muchave, Palmerim Cuco, Dércio Malate, Mijóia Pira, João Jamisse, Valter Fonseca, Humberto Nhamúchua, Isel Almoço e Jaime Macave.