Africa Basquetebol

08 novembro 2006

MOÇAMBIQUE : -"Nacional de Seniores Masculinos : Quem quiser nos tirar a coroa terá que trabalhar bastante - Carlos Alberto Niquice, treinador do Ferr

BEIRA já fervilha com o aproximar do Campeonato Nacional de Basquetebol de Seniores Masculinos. A contagem decrescente já começou. Estamos a escassas 72 horas para o abrir das hostilidades. No Pavilhão dos Desportos, local que a partir deste sábado irá centrar as atenções dos amantes da bola-ao-cesto, já se nota algum movimento desusado de preparação do evento, em relação ao qual a Associação Provincial de Sofala tem estado a esmerar-se, por forma a que tudo decorra sem sobressaltos. Para além dos seus próprios recursos, financeiros, materiais e humanos, o organismo responsável pela modalidade naquele ponto do país conta com o apoio de diversos quadrantes locais, desde o Governo provincial até ao empresariado, passando por outras instituições, para que, de mãos dadas, possam fazer com que Chiveve, orgulhosamente, tenha uma organização cinco estrelas.

Maputo, Quarta-Feira, 8 de Novembro de 2006:: Notícias
As equipas, por seu turno, vão aprimorando os conceitos técnicos e tácticos, na perspectiva de se apresentarem ao seu mais alto nível, não somente a pensar na conquista do título como também em fazer parte activo da grandiosa festa da bola-ao-cesto que se espera na Beira. A chegada ao local da competição começa a verificar-se a partir de sexta-feira, altura em que a Federação Moçambicana de Basquetebol irá também proceder ao sorteio da prova. Dado o número elevado de participantes (12), serão constituídos dois grupos, de seis formações cada, transitando para as meias-finais os dois primeiros classificados. Nesta fase, recorrer-se-á ao sistema universal, cruzado, com os vencedores a qualificarem-se para a grande final do dia 18 do mês em curso. Já se sabe, de acordo com garantidas dadas à organização, que estarão na Beira o Maxaquene, Ferroviário, Costa do Sol e Académica, da cidade de Maputo; Pastelaria Universal, de Inhambane, Sports Club de Chimoio, de Manica; Ferroviário e Desportivo da Beira, de Sofala; Académica do Songo, de Tete; ISPU de Quelimane, da Zambézia; Sporting, de Nampula; e FC Lichinga, do Niassa.
OLHOS POSTOS NA REVALIDAÇÃO
Um dos principais candidatos ao título é o Ferroviário. Um candidato natural, não só pelo facto de ser o detentor do título como também, e sobretudo, porque conta com um naipe de jogadores invejáveis, casos de Gerson Novela, Custódio Muchate, Helénio Machanguana (Fifí), Beto Macuácua, Beto Matsolo, Octávio Magoliço e Víctor Tamele, aos quais se juntam os não menos belíssimos executantes Bruno Dias, Sílvio Neves, Ricardo Alípio (Castelo), Edson Monjane e Edy Hogba, este último de nacionalidade congolesa. O treinador dos "locomotivas" é o jovem Carlos Alberto Niquice (Bitcho), excelente jogador dos tempos áureos do Estrela Vermelha do inconfundível Luís Cezerilo. Carregou o pesado fardo deixado, primeiro, por Francisco "Chico" da Conceição, que conduziu o Ferroviário ao seu primeiro título nacional, e depois por António Azevedo. Ele, que tanto foi auxiliar de um e do outro, apesar de tamanha responsabilidade aceitou o desafio de dirigir o "dream team", levando-o ao segundo posto no Campeonato da Cidade e agora com os olhos postos na revalidação do título nacional. "Tratou-se, na verdade, de um desafio extremamente complicado para mim, mas que tentei gerir na medida do possível. O Ferroviário é uma equipa muito forte, do ponto de vista individual, pelo que a minha preocupação residiu, fundamentalmente, em formar também um grupo forte, coeso e que partilhe as dificuldades. Portanto, acima de tudo procurei conjugar estes dois factores, tal como o tinha feito Chico da Conceição no ano passado" - explica o jovem técnico. Segundo ele, a partir de sábado, na Beira, a sua formação começará por defender a coroa de Sua Majestade com unhas e garras, mas com o pensamento virado essencialmente para a manutenção do reinado, o que, sustenta, reflectiria de facto o trabalho extraordinário que vem sendo desenvolvido no departamento de básquete do clube, com a conquista de dois títulos em anos consecutivos. "Quem tiver que nos tirar o título terá que trabalhar bastante e prová-lo nas quatro linhas" - adverte.