Africa Basquetebol

10 novembro 2006

ANGOLA : Noticias de Angola

Artur Barros torna-se
quadro da Fiba-Mundo

Artur Casimiro Barros, treinador adjunto da equipa sénior masculina de basquetebol do Atlético Petróleos de Luanda, foi indicado esta semana pela Federação Internacional de Basquetebol (Fiba-Mundo), para integrar o quadro de formadores daquele organismo que tutela a modalidade no mundo.
Com esta indicação, o número de angolanos no organismo que rege o basquetebol mundial eleva-se para três, depois das nomeações de Gustavo da Conceição e de Tony Sofrimento, presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e secretário geral respectivamente.
Artur Barros que até então fazia parte do quadro de formadores da Fiba-Áfrique, vai cumprir a sua primeira missão como formador da Fiba-Mundo, ministrando de 4 a 13 de Dezembro próximo, em Antananarivo, capital do Madagascar, um curso para treinadores de nível I e II, numa organização da Fiba-Mundo, através da Solidariedade Olímpica.
O curso a ser ministrado na língua francesa, terá para além da parte teórica e prática sessões de vídeos. Artur Barros vai igualmente pronunciar-se sobre a organização e planificação do treinamento desportivo a nível das selecções nacionais do Madagáscar.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Artur Casimiro Barros, mostrou-se regozijado pelo nomeação, tendo assegurado que tudo fará para manter bem alto o prestígio que Angola vem granjeando a nível do mundo.
“Recebi a notificação da Fiba-Mundo com muita alegria. Portanto, fiquei muito mais feliz ainda porque fui logo nomeado para ministrar um curso para treinadores de nível I e II no Madagáscar. Entretanto, estas nomeações, refiro-me a do presidente da federação, do secretário geral e agora a minha, são frutos daquilo que o basquetebol angolano tem feito nos últimos anos a nível do mundo”.
Artur Barros, lamentou por outro lado, a pouca atenção que os quadros têm merecido por parte das entidades de direito.

Sub-20 projectam
Africano de Maputo

A pré-selecção nacional de basquetebol feminino em sub-20, realiza esta manhã, no pavilhão anexo número dois da cidadela, a sua terceira sessão de treinos, visando a sua participação no Campeonato Africano da modalidade, a decorrer de 2 a 10 de Dezembro próximo, em Maputo, capital moçambicana.
Ontem, na primeira sessão de treinos que decorreu no pavilhão anexo número dois da cidadela, Aníbal Moreira, seleccionador nacional, contou apenas com sete atletas, das dezassete convocadas para a “operação” Maputo.
A preparação da pré-selecção vai decorrer toda ela em Luanda, estando o embarque para o local da competição previsto para a última quinzena do corrente mês. Os aspectos técnicos e tácticos assim como a componente física merecerá a atenção do corpo técnico que pretende estar entre os três primeiros lugares no africano.
Entretanto, O Grupo Desportivo O Maculusso foi a formação que forneceu o maior número de atletas (oito), seguido do Grupo Desportivo Interclube e 1º de Agosto com quatro e três atletas respectivamente. O destaque recai para Luísa Capolo, do Petro Atlético do Huambo.
Eis a lista completa das pré-convocadas: Catarina Eusébio, Madalena Félix , Fineza Eusébio (1º de Agosto); Yara dos Santos, Eva Silva, Vera Miguel, Samba Eduardo, Mariza Nsiame, Elsa Eduardo, Edna Pedro (Maculusso), Vera João, Nadir Manuel, Etelvina Cristiano (Interclube), Luísa Capolo (Petro Atlético do Huambo, e Felícia da Silva (Nocal).
M..C


Petro manda emissário
à capital nigeriana

O treinador adjunto do Atlético Petróleos de Luanda, Artur Barros, seguiu ontem para Lagos, capital da Nigéria, onde vai “espionar” as três equipas daquele país que participarão na Taça dos Clubes Campeões Africanos, a disputar-se de 17 a 27 do corrente mês.
Barros que escalou a capital do país (Luanda), na última terça-feira, proveniente do Brasil, onde a sua formação se prepara visando a referida competição, vai igualmente cuidar das condições de acomodação para o Atlético Petróleos de Luanda que pretende melhorar o quarto lugar alcançado na edição passada.
Entretanto, o Atlético Petróleos de Luanda que se encontra a sensivelmente um mês no Brasil, onde projecta a Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”, desembarca em princípio hoje, sexta-feira, na capital do país, Luanda.
De acordo com Artur Barros, a primeira fase de preparação baseou-se fundamentalmente no aprimoramento da condição física, já que vinham de um defeso.
Nas últimas duas semanas, a equipa orientada superiormente por Alberto de Carvalho “Ginguba”, entrou no período pré-competitivo com realização de jogos de controlo com equipas do primeiro escalão da cidade de São Paulo. Até quarta-feira os tricolores haviam já efectuados quatro jogos dos oito previstos.
Questionado sobre a integração do posto norte americano Freddy contratado para a presente temporada, Artur Barros afirmou que está praticamente compenetrado ao grupo.
Entretanto, o base Milton Barros continua a ser a única preocupação do grupo, uma vez que o atleta continua a recuperar da lesão contraída no Mundial do Japão.
A viagem para o local da competição acontece na próxima segunda-feira, dia 13.
Por sua vez, o 1º de Agosto que projecta igualmente a Taça dos Clubes Campeões Africanos em terras portuguesas regressa em princípio amanhã, sábado, ao país.
Recorde-se que, o ABC da Costa do Marfim é o actual detentor do ceptro continental.
M.C

Inscrições para curso de nível II terminam hoje

As inscrições para candidatos ao curso de treinadores de nível II que teve início no dia seis do corrente mês, terminam hoje, sexta-feira, na sede da Federação Angolana de Basquetebol.
A acção formativa que arranca a 14 do corrente com o termo previsto para o dia 23, é uma organização da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), e será ministrado pelo espanhol José Luís Cortez. O espanhol escala a capital do país, Luanda, este domingo.
Os candidatos deverão apresentar duas fotografias tipo passe, fotocópia do B.I, certificado de habilitações literárias, fotocópia do certificado do curso de nível I e ter o nível concluído ou o Inef e experiência comprovada.