Africa Basquetebol

15 novembro 2006

MOÇAMBIQUE : Nacional - ISPU , 54 - Desportivo da Beira, 64 - Lutar até ao limite

FOI deveras impressionante a forma como a turma de Quelimane se bateu durante os 40 minutos. Sem quaisquer desfalecimentos e discutindo o resultado até à última gota de sangue, os seus jogadores mostraram que o contacto com a nata da nossa bola-ao-cesto está a fazer-lhes muito bem e rapidamente cresceram.

Aliás, o mesmo se pode afirmar em relação ao Desportivo da Beira, pois, apesar de possuir um conjunto mais homogéneo, rodado e até com participações em provas desta natureza, somente agora começa a revelar-se com ambições mais realísticas.
O jogo foi essencialmente equilibrado e cheio de momentos emocionantes. Se, à partida, os anfitriões se achavam com facilidades, a verdade no terreno mostrou-lhes outra coisa, uma vez que o ISPU bateu-se com determinação, obrigando o Desportivo a apelar a outros recursos para chegar ao triunfo. O primeiro tempo foi concluído com uma igualdade (34-34), situação que motivou uma segunda parte com novos pólos de atracção.
Foi já na parte conclusiva que os beirenses lograram algum distanciamento, face à influência ofensiva de Extenzias Becape e de Filipe Nhomué, mas que foi encontrando uma resposta cabal de João Langa, o homem que terminou com 23 pontos. O desafio acabou de facto valendo pela emoção, sobretudo pela garra dos quelimanenses.
FICHA DO JOGO
Árbitros: Anastácio Monteiro e Mário Getimane
ISPU DE QUELIMANE (54) - Michel Sifa (3), Xavier Isaldo (0), Abdul Baptista (8), Felizardo Zeca (2), João Langa (23), Nelton Missage (0), Victor Ginja (3), Amil Martinho (6), Ivandro Gonçalves (0), Salvo Jacinto (3), Tívio Chongo (4) e Mauro Maquile (2).
DESPORTIVO DA BEIRA (64) - Eurico Alua (8), Extenzias Becape (10), Sérgio Tomecene (4), Dércio Mavire (9), Amarildo Comote (2), Paulo Taquidir (4), Filipe Nhomué (10), Nordino Velemo (4), Gouveia Mauze (4), Pionésio Manhiça (8), Miranda Languana (1) e Mufadiva (0).