Africa Basquetebol

15 novembro 2006

MOÇAMBIQUE : Nacional - Sports Club e ISPU em franco crescimento


HÁ mérito realmente! A mescla de formações oriundas de diversas províncias, neste Campeonato Nacional de Basquetebol de Seniores Masculinos, e sobretudo o juntar no mesmo palco jogadores com um nível competitivo extremamente elevado, como é o caso, por exemplo, dos da capital do país, e aqueles que de bola-ao-cesto praticamente ainda são principiantes, está a resultar numa prova cheia de pólos interessantes. Para os cépticos, as "cabazadas" que vão ocorrendo podem ser perniciosas para o futuro da modalidade nalgumas províncias, se resultarem em desânimo nos atletas, todavia, pelo que estamos a verificar no terreno, com o desenrolar das jornadas, no Pavilhão dos Desportos da Beira, é o crescimento a olhos vistos dos "meninos" de certas equipas, que até já se dão ao luxo de se travar de razões com as grandes formações da cidade de Maputo. Referimo-nos, particularmente, ao Sports Club de Chimoio e ao ISPU de Quelimane, conjuntos que têm vindo a dar boa conta de si e a prometer um horizonte dourado.


Na noite de segunda-feira, a contar para a terceira jornada, estamos certos e seguros que a Académica de Maputo, por exemplo, não contava com a espectacular reacção e réplica que lhe foi oferecida pelo representante de Manica, que somente perdeu (74-87) a contenda por falta de manha e alguma inexperiência à mistura, já nos derradeiros minutos. O mesmo sucedeu com os quelimanenses, diante do Desportivo da Beira, por apenas 10 pontos de diferença (54-64). Já a Académica do Songo, a formação mais fraca deste campeonato, e a Pastelaria Universal de Inhambane não evitaram a centena de pontos: 40-100 diante do Ferroviário de Maputo e 40-101 ante o Costa do Sol. Entretanto, o sensacionalmente esperado embate entre os dois Ferroviários, ontem à noite, foi seriamente afectado pelas chuvas que cairam na cidade da Beira que forcaram ao inicio muito tardio da partida. Ate ao fecho da presente edição decorria ainda o encontro. Noutro desafio também aguardado com grande expectativa os "estudantes" de Miguel Guambe derrotaram o Desportivo da beira por 75-62. Enquanto isso, os "tricolores" superaram Sports Club por 96-46 e o Costa do Sol venceu Académica do Songo pela marca de 97-35.

DIA DAS DECISÕES

Quando estamos no dia do epílogo da primeira fase, algumas decisões irão ocorrer esta noite. Se, em relação aos vencedores dos grupos não existem quaisquer dúvidas sobre Ferroviário de Maputo e Maxaquene, já os seus acompanhantes ainda carecem de clarificação, numa discussão bastante renhida, envolvendo Ferroviário da Beira e Costa do Sol, por um lado, Académica e Desportivo da Beira, por outro. Às 21.00 horas de hoje, "canarinhos" e "locomotivas" locais batem-se pela segunda vaga do Grupo I, num jogo que se perspectiva muito discutido até ao final, pois ambos os contendores reúnem as mesmas possibilidades de transitar para as meias-finais. Antes, às 19.00 horas, estarão em campo Desportivo da Beira e Maxaquene, antecedidos dos jogos Académica de Maputo-ISPU (17.00), com grandes responsabilidades para a formação da capital do país, dada a já irreverência dos "universitários", e Académica do Song Pastelaria Universal (15.00), que poderá resultar na primeira vitória dos inhambanenses. Entretanto, na segunda-feira, depois de dois desafios extremamente desequilibrados, os tais em que Costa do Sol bateu Pastelaria Universal por 101-40, com Mijoia Pira a marcar 24 pontos, e Ferroviário de Maputo venceu Académica do Songo pela marca de 100-40, tendo Custódio Muchate assinado 18 pontos, seguiram-se os despiques mais exaltantes, primeiro com a Académica de Maputo a ver-se e desejar-se para derrotar o Sports Club, em crescendo, pela marca de 87-74, resultado encontrado já a caminho do final, mercê de uma melhor estratégia ofensiva dos "estudantes", também obrigados a carregar no acelerador, sob pena de escândalo. Ivan Macome foi decisivo com os seus 35 pontos, seguido de Jaime Lourenço (Trinitá), 20, Luís de Barros (Lulu) e Tomás Banze, 11 pontos cada. Hélder Cumbane fez 20 pontos para o time de Manica, Irineu Nhamposse 18, Aguiar Romeque e França Pery 11.