Africa Basquetebol

24 novembro 2014

ANGOLA : Equipa feminina do Interclube viaja hoje para a cidade de Tunis

Equipa de Felizarda Jorge procura levantar o terceiro título na competição africana a decorrer na capital da Tunísia
Fotografia: Nuno Flash
Com olhos no troféu da XX edição da Taça de Clubes Campeões Africanos, a decorrer de 29 do corrente a 7 de Dezembro, a equipa sénior feminina de basquetebol do Interclube viaja nas primeiras horas da noite de hoje para a cidade de Tunis, na Tunísia. A equipa da Polícia Nacional fez a escala técnica em Joanesburgo, África do Sul.
Ontem, as polícias trabalharam os aspectos técnico-táctico e físico sob orientação do treinador Manuel Sousa "Necas" e Fernando Sapalo. A defesa mulher a mulher e zona dois-três dominaram a última sessão de treinos no país. O ensaio visou potenciar as atletas com conhecimentos sobre algumas variantes de jogo a serem utilizados durante o campeonato africano.
A equipa angolana parte para o palco da competição com algumas fragilidades no sector defensivo. Os erros sucessivos na interpretação da defesa à zona, recurso utilizado para contrariar os níveis de eficácia ofensiva dos adversários, constituem a maior preocupação de Manuel Sousa "Necas" e o seu adjunto Fernando Sapalo.
Na mesma sessão de treino, as meninas dos Bombeiros trabalharam a sistematização ofensiva cinco contra cinco, ataques dois-três (em superioridade numérica), lançamentos livres, de dois e três pontos, circulação de bola e terminaram com um jogo entre as atletas. Manuel Sousa "Necas" e Fernando Sapalo levam para Tunis as jogadoras Angelina Golome, Astrida Vicente, Ngendula Filipe, Nadir Manuel, Mereciana

Fernandes, Sokoya Homs, Itali Lucas, Luzia Simão, Elsa Eduardo, Ângela Cardoso, Felizarda Jorge e Rosemira Daniel. A fase final da Taça de Clubes Campeões Africanos é disputado pelas equipas 1º de Agosto e Interclube, ambas de Angola; US Beau Bassin (Ilhas Maurícias), USIU Chamas KPA, (Quénia), Golfinhos e First Bank (Nigéria), INJS Camarões, INSS (República Democrática do Congo) e a equipa anfitriã Clube Sfaxien.

BIC BASKET
Falta de comparência marca segunda jornada

A falta de comparência dominou a segunda jornada do Bic Basket 2014/2015 no último sábado. O Progresso do Sambizanga perdeu diante do Petro de Luanda por não se fazer acompanhar de comprovativos de identificação dos seus atletas. O árbitro internacional Carlos Júlio, indicado para ajuizar o jogo, fez cumprir os regulamentos do campeonato nacional sénior masculino da presente época e aplicou a derrota à equipa sambila por questões administrativas.
O Progresso do Sambizanga fez-se apresentar ao jogo com uma lista dos jogadores passada pela Federação Angolana de Basquetebol, por esta ainda não ter entregue os cartões dos atletas. Para Carlos Júlio, a equipa devia fazer-se acompanhar dos documentos de identificação dos atletas. Noutra partida, ASA e a Lusíada, marcada para o pavilhão 28 de Fevereiro, também não se realizou por ausência da equipa de arbitragem.
Na última sexta-feira, também não se disputou o jogo da primeira jornada entre o Vila Clotilde e Petro de Luanda. Até a hora do jogo, as portas do pavilhão anexo à Cidadela Desportiva não estavam abertas.
O arranque trepidante do Bic Basket está a criar embaraços na Comissão Técnica Nacional de Basquetebol. O presidente de direcção, Paulo Madeira, exonerou do cargo de coordenador da Comissão Técnica Nacional, Nuno Teixeira, na sequência das deliberações da reunião ordinária dos corpos sociais data de cinco do corrente.
A nomeação de um novo coordenador "consensual" vai ocorrer depois da concertação com os demais membros de direcção. Até a decisão, António Soares de Campo foi nomeado director com "responsabilidade de coordenar, mediante dependência hierárquica da direcção, os campeonatos nacionais seniores masculinos (Bic Basket)".

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home