Africa Basquetebol

03 agosto 2013

ANGOLA : Angola com testes de nível na última fase da preparação

                        
Selecção nacional realiza jogos amigáveis durante a preparação para o Afrobasket da Costa dos Marfim
Fotografia: Jornal dos Desportos
A selecção nacional sénior masculina de basquetebol defronta, nos dias 10 e 12 deste mês, em Madrid (Espanha), as equipas universitárias de Portland e North Carolina, ambas dos Estados Unidos. Os jogos enquadram-se na preparação do “cinco” angolano, que pretender resgatar o título africano no Afrobasket 2013, em Agosto, na Costa do Marfim.
A informação foi transmitida à Angop pelo coordenador da selecção em Madrid, Eurico Araújo “Boneco”, acrescentando que o primeiro grande teste acontece hoje, em amigável, com a congénere da Venezuela. Os desafios com os norte-americanos são referentes ao torneio internacional que arranca no próximo dia 7, com a equipa angolana a defrontar, uma vez mais, os venezuelanos.
Após seis vitórias diante de mistos de atletas que actuam no campeonato espanhol, o grupo sob orientação de Paulo Macedo tem a oportunidade de testar com uma selecção e equipas mais fortes, pondo à prova os níveis técnico-tácticos, quando restam 18 dias para a prova africana. Na última semana de trabalho (de 12 a 17), são escolhidos os 12 atletas que vão representar o país no campeonato de Abidjan, onde Angola figura no grupo C com as selecções de Moçambique, Cabo Verde e República Centro Africana.

FEMININOS  -  Sónia Guadalupe almeja título
Sónia Guadalupe, jogadora do Interclube, disse que, caso conste da lista das 12 convocadas para o Afrobasket 2013, pretende ajudar a selecção nacional sénior feminina a revalidar o título africano. À Angop, Sónia Guadalupe, uma das 19 convocadas para o estágio em Benguela, revelou que vestir a camisola da selecção nacional no Afrobasket 2013 continua
a ser um sonho.
A jogadora não escondeu o seu desejo e referiu que jamais pensa baixar os braços com vista a ser convocada e poder, em campo, ajudar Angola a conquistar o segundo título consecutivo. “Todas temos de redobrar o trabalho porque a meta, por enquanto, é fazer parte do primeiro lote de 15 jogadoras para o último estágio em Espanha”, referiu.
Acrescentou que tem de continuar a trabalhar com afinco, mas deixou claro que isso não significa que os lugares no “cinco” nacional sejam cativos, pois qualquer jogadora pode ser escolhida, independentemente do sonho individual. Explicou que, apesar de ter ficado muito tempo parada, não perdeu a capacidade técnica e individual, até porque deu o máximo no estágio, tanto no trabalho com o preparador físico, como no treino específico com o seleccionador. A base Catarina Camufal, também do Interclube, manifestou-se satisfeita com os resultados do estágio de 11 dias em Benguela, uma vez que o grupo procurou sempre seguir as orientações do treinador.
A seu ver, no momento da convocatória, o seleccionador vai ter dificuldades para eleger as 12 para o Afrobasket 2013, devido ao facto de todas estarem a trabalhar empenhadas para merecer confiança. No Afrobasket 2013, a decorrer entre 20 e 29 de Setembro em Maputo (capital de Moçambique), Angola integra o Grupo B, com Cabo Verde, Mali, Camarões, Quénia e Nigéria

CAMPEONATOS Provinciais da Huíla arrancam este mês
Os campeonatos provinciais de basquetebol da Huíla nos escalões de iniciados, cadetes, juniores e seniores em ambos os sexos, arrancam a 24 deste mês. O anúncio foi feito quarta-feira pelo secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), Diogo Gomes, que manifestou preocupação face à demora que se observa nas inscrições dos clubes.

Diogo Gomes disse que o órgão que superintende a modalidade na província trabalha ao pormenor os aspectos organizativos para o início das provas provinciais. “Para termos uma boa organização, estamos a tentar melhorar os aspectos negativos verificados na temporada passada, para que não aconteça o mesmo nos campeonatos provinciais. Por isso, informamos aos clubes que façam as suas inscrições até ao dia 15 deste mês”, disse.
Diogo Gomes explicou que, no acto das inscrições, os clubes devem apresentar a documentação dos atletas (fotocópia do bilhete de identidade, assento de nascimento, cinco fotografias tipo passe e o talão de depósito do pagamento da taxa de participação). Afirmou que a exigência dessa documentação serve para prevenir a adulteração de idades, um fenómeno que enferma o desporto nacional. Diogo Gomes sublinhou que para os campeonatos provinciais, nos escalões de formação (sub-14 e 16), os clubes devem possuir uma formação feminina e outra
masculina.
O responsável disse que a associação está a envidar esforços para que os núcleos constituídos nos municípios de Quilengues, Matala e Chibia participem no Provincial sénior feminino. “O objectivo da integração desses núcleos formados em alguns municípios é termos um campeonato de seniores na província, na perspectiva dos campeonatos nacionais de esperanças e juniores, em 2014”, referiu.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home