Africa Basquetebol

13 dezembro 2011

ANGOLA : Libolo vence Bank da Nigéria na estreia da Liga dos Campeões

O Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul estreou-se ontem com vitória na 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos, ao derrotar na primeira jornada da fase preliminar a equipa do Union Bank da Nigéria, por 85-80.Depois de estar a ganhar por apenas um ponto, durante os primeiros 24 minutos, o vice-campeão nacional, superiorizou-se nos quartos subsequentes e venceu com alguma tranquilidade a equipa nigeriana.

Apesar de participar pela primeira vez numa fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos, os libolenses querem fazer história nesta edição, atingindo o tão almejado pódio. Ainda ontem, para a primeira jornada, 1º de Agosto e Petro de Luanda defrontaram-se mas, até ao fecho da nossa edição, desconhecíamos o resultado.Hoje, para a segunda jornada da fase preliminar, o Libolo mede forças com o AS Sale de Marrocos, o Petro joga diante do Etoile Sportive Sahel da Tunísia, ao passo que o 1º de Agosto tem pela frente a equipa do Malabo Kings.

Interclube de regresso com o título africano
A equipa sénior feminina de basquetebol do Grupo Desportivo Interclube regressou ontem ao país, depois de ter conquistado no domingo a 17ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”. A formação do Interclube cilindrou na final o First Bank da Nigéria, por expressivos 81-55.
Astrida Vicente, base, foi a cestinha da partida, com 23 pontos, para além dos sete ressaltos.Nadir Manuel, poste, contribuiu com 15 pontos.O Interclube conquistou o seu segundo anel continental, depois de em 2010 ter arrebatado o seu primeiro título africano, em prova disputada em Bizerte, Tunísia.O Grupo Desportivo O Maculusso não foi além do quarto lugar, na sua estreia numa fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos a nível das senhoras.

D´Agosto detém hegemonia
Militares procuram sétimo anel continental ,Das 25 edições disputadas até ao momento (decorre a 26ª edição em Marrocos) da Liga dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, o 1º de Agosto, equipa repescada para a edição número 26, detém a hegemonia no continente africano, com seis troféus arrebatados.A prova, que começou a ser disputada em 1972, na República Centro Africana (RC), teve como vencedor o Res Etar da RCA, ao passo que Stade Malien do Mali conquistou a medalha de prata.
A primeira vez que o Clube Central das Forças Armadas Angolanas subiu ao pódio foi em 1987, década em que o basquetebol angolano se alicerçava no contexto das nações. Os militares tinham conquistado a medalha de prata, enquanto o Ittihad do Egipto, formação que jogava na condição de equipa da casa, se tinha sagrado campeã africana.Depois de ter conquistado a medalha de prata em 1987, o 1º de Agosto fez uma travessia no deserto de aproximadamente 15 anos, ou seja, voltou a pisar o pódio em 2002, sob a batuta do luso-guineense Mário Palma.
Os militares aproveitaram o facto casa e arrebataram o seu primeiro título africano.Em 2004, ainda sob comando do técnico Mário Palma, os actuais campeões africanos em título, conquistaram o seu bicampeonato africano, certame que foi disputado no Egipto.O ABC da Costa do Marfim, a jogar em casa, desalojou a equipa militar do título africano em 2005, depois de ter batido o Interclube na final.Um ano depois, ou seja, em 2006, a competição foi disputada na Nigéria e o Clube Central das Forças Armadas Angolanas perdeu a sua segunda final da Liga dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto, frente ao Petro de Luanda.
De 2007 a 2010, o 1º de Agosto conquistou ao todo quatro títulos africanos de forma consecutiva, sendo, por isso, a equipa com mais títulos arrebatados, num total de seis.Em oito finais, a equipa rubro e negra perdeu apenas duas.Nas posições imediatas seguem-se o Asfa do Senegal, com três, Hit Trésor da República Centro Africana, Asec Mimosas da Costa do Marfim e Gezire Sc do Egipto, todos com dois campeonatos africanos ganhos. Com um título estão as formações do Res Starde da RCA, As Police do Senegal, Maxaquene de Maputo, Ittihad do Egipto, Jeanne do Senegal, Zamalek do Egipto, Mes de Marrocos, Al Ahly do Egipto, ABC da Costa do Marfim e Atlético Petróleos de Luanda (Angola).



1 Comments:

  • I believe that is one οf the so muсh vital іnformatiοn for me.
    And i'm glad studying your article. But wanna statement on some normal things, The site style is ideal, the articles is really excellent : D. Good job, cheers

    Visit my website - pay Day loans
    Also visit my weblog ... Payday Loans Online

    By Anonymous Anónimo, at 30/12/12 11:49  

Enviar um comentário

<< Home