Africa Basquetebol

12 fevereiro 2016

ANGOLA - Militares e polícias em duelo



Os militares entram na partida com o rótulo de favorito
Fotografia: Santos Pedro

1º de Agosto e Interclube centralizam hoje, no pavilhão Victorino Cunha, a primeira jornada da segunda volta do campeonato nacional sénior masculina de basquetebol. Os militares entram na partida com o rótulo de favorito face à elevada qualidade que evidencia na quadra. Depois da vitória sobre o mesmo adversário na primeira volta, a equipa de Richard Casas desconhece o sabor da derrota. Em nove jornadas, a equipa militar colecciona igual número de vitórias.

Para hoje, a manutenção do primeiro lugar na tabela de classificação é uma certeza. Os militares estão mais bem entrosados que o adversário. Com uma defesa ímpar, a equipa do Rio Seco não dá oportunidade aos adversários. Casas criou um sistema táctico que obriga os adversários a jogar longe da tabela.

Noutra partida, Petro de Luanda visita o Sporting de Benguela. Os campeões em título apresentam melhor plantel e a vitória é uma questão de jogo confirmado. Lazaré Adingonó leva para as terras das acácias rubras um conjunto que procura o espaço na outra fase da competição.

Do outro lado da quadra vai estar uma equipa irrequieta. Os "leões" de Benguela gostam de "rugir" em casa, mas para fazer valer o som vão ter de esquivar o petróleo jorrado. Qualquer distracção, vai ser aproveitada pelos campeões, e a queda vai baixar os ânimos.

O Recreativo de Libolo, vice-campeão nacional, tem ajustado o sistema táctico, depois de um arranque titubeante na primeira volta. Os libolenses já ocupam o segundo lugar da tabela, o que indicia a recuperação dos níveis competitivos. Diante do Progresso Sambizanga, a chapa cem parece ser o resultado mais aproximado pelo desnível entre os plantéis.

ASA recebe o Vila Clotilde no pavilhão anexo I da Cidadela Desportiva com sentimento de desforra. Depois de se estrear com derrota na competição nacional, o jogo de hoje serve para ajustar as contas. O técnico Carlos Dinis, investido agora também na pele de seleccionador nacional, tem motivos para arrumar um conjunto rejuvenescido.

Do outro lado, o Vila Clotilde vai procurar contrariar os aviadores para justificar que a vitória na primeira volta não foi obra do acaso, mas de trabalho e de confiança.

A Universidade Lusíadas tem um jogo difícil hoje diante da Marinha de Guerra. Depois de superar os marinheiros na primeira volta, a realidade é outra. A equipa da Base Naval de Luanda está mais bem entrosada e o técnico Paulo Macedo tem sabido construir um sistema táctico eficiente. Para voltar a vencer, os estudantes vão ter de descobrir uma nova rota fora do mapa dos marinheiros. Caso contrário, a derrota é uma certeza.