Africa Basquetebol

02 fevereiro 2016

ANGOLA . Pré-olímpico serve de preparação para Afrobasket2017

Luanda - O torneio pré-olímpico em basquetebol sénior masculino, cuja série A será disputado de 4 a 11 de Julho próximo, na Sérvia, servirá de preparação para a selecção nacional visando o Afrobasket2017, informou hoje o presidente da Federação Angolana da modalidade, Paulo Madeira.


Paulo Madeira, Presidente da Federação Angolana de Basquetebol (arquivo)
Foto: Clemente Santos
Falando em conferência de imprensa em que, entre outros, anunciou Carlos Dinis como seleccionador nacional sénior masculino, explicou que o grupo que vai a competição será convocado tendo também em conta o africano de 2017 e Mundial de 2019.
“Temos que olhar para a prova com uma visão no futuro e apresentar uma selecção com qualidade para se qualificar ao Campeonato do Mundo de 2019 e na mesma prova representar o país com dignidade. Temos potencial humano para ter selecções competitivas em várias categorias”, frisou, realçando que o núcleo duro do cinco nacional manter-se-á.
No pré-olímpico, disse, o objectivo é se qualificar, mas reconhece que será muito difícil, tendo em conta o potencial dos adversários, com destaque para os anfitriões (Sérvia), vice-campeões do mundo.
Quanto a exigência feita ao substituto de Moncho Lopez, Paulo Madeira disse que “deve olhar para o torneio como forma de potenciar os jogadores de competições internacionais, exigir o maior rendimento possível, visando uma perspectiva de formação tendo em vista 2017”.