Africa Basquetebol

10 fevereiro 2016

ANGOLA - Ângelo Vitoriano trabalha em Malanje



Ângelo Vitoriano deveu-se ao facto do país contar com boas referências ao nível da modalidade.j
Fotografia: Jornal dos Desportos
O antigo capitão da Selecção Nacional de basquetebol, Ângelo Vitoriano, formalizou um contrato com o governo provincial de Malanje para o relançamento e revitalização da modalidade na Terra da Palanca Negra Gigante.

À saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo governador provincial, Norberto dos Santos,  o atleta disse que o governo local pretende com o projecto tirar os jovens das más práticas e ocupá-los em actividades socialmente úteis, no caso o desporto.

Ângelo Vitoriano disse que vem para ficar em Malanje e começar a trabalhar a partir de Fevereiro. Ângelo Victoriano exprimiu a vontade de arrancar com o projecto,  prometeu  emprestar o seu saber e experiência às novas gerações de basquetebolistas locais. O objectivo é massificar a modalidade e fazer que Malanje tenha no futuro bons talentos para contribuír no desenvolvimento do basquetebol nacional, augurou que alguns sejam susceptíveis de integrar a Selecção Nacional sénior masculina.

O director provincial da Juventude e Desportos, Caetano Tintas, disse que o governo provincial está apostado na massificação do desporto com realce para as modalidades de basquetebol e andebol. Relativamente ao andebol, o dirigente disse estar igualmente na forja contactos de formas a encontrar-se um técnico nacional para desenvolver a modalidade.

Caetano Tintas afirmou estarem criadas as condições de alojamento, salário e transporte, para Ângelo Vitoriano começar a trabalhar em Malanje.
De acordo com o titular da pasta dos desportos em Malanje, a escolha de Ângelo Vitoriano deveu-se ao facto do país contar com boas referências ao nível da modalidade.

 Caetano Tintas adiantou que o projecto de relançamento do basquetebol vai abranger todos os municípios do interior da província, deve também contemplar acções de formação, que incluem os técnicos municipais de basquetebol.

DEDICAÇÃO DO MINJUD
Malanje conta já com núcleos de atletas de basquetebol ao nível das escolas, num total de 150 jovens com quem Ângelo Vitoriano vai contar para além de outros interessados na prática desta disciplina, disse Caetano Tintas, que destacou a realização de digressões em Cuba e outras paragens do mundo, com objectivo de sondar técnicos para as restantes modalidades.

O director provincial da Juventude e Desporto assegurou que foram realizados igualmente contactos  para a aquisição de material desportivo a partir da China, para o projecto de massificação do desporto.

Destacou à conclusão das obras, do campo de jogos Valódia, com mais de 500 lugares. Realçou que o campo Valódia está localizado no centro da cidade e com grandes probabilidades de absolver o maior número de praticantes. Para Caetano Tintas, a infra-estrutura recentemente reinaugurada,  é um ganho para a província e para a juventude, em particular.
VENÂNCIO VICTOR - Malanje

8 Comments:

Enviar um comentário

<< Home