Africa Basquetebol

02 fevereiro 2016

ANGOLA .FAB escolhe Carlos Dinis



Paulo Alexandre Madeira (ao centro) assegurou que o contrato com o novo seleccionador tem a duração de cerca de um mês
Fotografia: Jornal dos Desportos
Carlos Dinis, técnico principal do Atlético Sport Aviação (ASA), foi anunciado ontem, em conferência de imprensa, realizada numa das salas de reuniões da FAB, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, como o novo seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculino, em substituição do espanhol, Moncho López, tendo em vista a  disputa do torneio pré-olímpico, prova selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, competição a decorrer de 06 a 21 de Agosto do ano em curso.

Carlos Dinis celebrou um contrato com o órgão reitor da modalidade no país que termina logo após o termo do torneio pré-olímpico. O técnico aviador vai ter como coadjuvante Jacinto Olim "Jabila". A Selecção Nacional vai disputar o torneio pré-olímpico de Belgrado, Sérvia, inserida no Grupo A, juntamente com as similares da Sérvia e do Porto Rico. Os hendecacampeões africanos fazem a sua estreia na competição no dia 05 de Julho, frente ao seleccionado do Porto Rico.

Já na série B, com sede igualmente em Belgrado, estão as selecções do Japão, República Checa e Letónia.Depois de ter conquistado a medalha de ouro com a selecção B, nos X Jogos de Brazzaville, em 2015, o técnico Carlos Dinis que já passou pelas selecções jovens, mereceu a confiança da direcção da Federação Angolana de Basquetebol ( FÁB), encabeçada por Paulo Alexandre Madeira.

O técnico da formação do aeroporto torna-se assim, no sétimo angolano a assumir os destinos do cinco nacional, depois de Victorino Cunha, Wlademiro Romero, Alberto de Carvalho "Ginguba", José Carlos Guimarães, Paulo Macedo e Jaime Covilhã, sendo décimo primeiro no geral.A este grupo de técnicos nacionais juntam-se os estrangeiros Mário Palma, luso-guineense, Luís Magalhães, luso-moçambicano, Michael Gomez, francês, e Moncho López, espanhol, este último que conduziu a Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações de 2015, prova disputada em Radés, Tunísia.

Já o técnico Manuel da Silva "Gi", campeão africano de sub-16 em masculino, em 2013, em Antananarivo, Madagáscar, foi indicado como o novo seleccionador de sub-18, ao passo que Elisa Pires vai dirigir a selecção feminina de sub-18. Manuel da Silva "Gi" vai ter como adjunto Miguel Pontes Lutonda, enquanto que a adjunto (a) de Elisa Pires será conhecida nos próximos dias.

Entretanto, Paulo Alexandre Madeira, número um da FAB, enalteceu na ocasião as qualidades dos técnicos indicados."Em primeira instância nós achamos que estes treinadores levam não só pela sua qualidade e por aquilo que é a referência, devem estar habituados naquilo que é a nossa filosofia de trabalho. Depois do termo da Taça dos Clubes Campeões Africanos começamos a falar sobre as possibilidades das escolhas que poderíamos fazer para os treinadores mas, em primeiro lugar fizemos um exercício interno com a nossa direcção técnica e membros de direcção, que culminou com a indicação dos treinadores das mais variadas selecções" começou por esclarecer o homem forte da FAB.

Paulo Alexandre Madeira fez saber por outro lado, que o combinado nacional vai para competir no torneio pré-olímpico de Belgrado, jogando ao mais alto nível com as selecções do seu grupo, apesar de reconhecer o potencial das mesmas."Fique claro que nós não vamos a Sérvia com o propósito de participar da prova mais sim, para competir ao mais alto nível, reconhecendo que vamos encontrar adversários extremamente fortes. Por isso, teremos que nos preparar bem para realizarmos um bom torneio, a fim de preparamos o Afrobasket de 2017 bem como o mundial de 2019", augurou Paulo Alexandre Madeira. 

O pré-olímpico vai ser disputado em três cidades, designadamente, Belgrado, Sérvia, Turin, Itália e Manila, Filipinas. Itália vai acolher as selecções de Grécia, México e Irão (Grupo A), Tunísia, Croácia e Italia (Grupo B), ao passo que em Manila, Filipinas estarão as selecções da Turquia, Senegal e Canadá (Grupo A), França, Nova Zelândia e Filipinas (Grupo B).Estão apuradas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro a selecções dos Estados Unidos da América, Brasil, Nigéria, Venezuela, Argentina, China, Espanha, Lituánia e Austrália.

Revelação
FAB aposta na renovação do cinco nacional


O novo seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculino, Carlos Dinis, vai apostar numa miscelânea entre veterania e a juventude para disputar o torneio pré-olímpico de Belgrado, Sérvia, prova selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil.A revelação foi feita ontem, em conferência de imprensa, por Paulo Alexandre Madeira, quando fazia o anuncio do nome do novo seleccionador dos hendecacampeões africanos.

De acordo com o número um da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), seria um suicídio pensar-se numa renovação total da Selecção Nacional que pela segunda vez consecutiva falhou o apuramento directo aos Jogos Olímpicos, depois de disputar os Jogos de 1992, em Barcelona, Espanha, 1996, Atlanta, Estados Unidos da América, 2000, em Sidney, Austrália, 2004, Atenas, Grécia, e em 2008, na China.

"Honestamente falando seria um suicídio fazer-se uma renovação total da Selecção Nacional. O que a direcção da federação pediu ao novo seleccionador nacional é para fazer um miscelânea entre a veterania e juventude, aproveitando o torneio pré-olímpico para potenciarmos os nossos atletas, tendo em vista a disputa do Afrobasket de 2017 e mirando como é natural o Campeonato do Mundo de 2019", asseverou Paulo Alexandre Madeira.
Aquele responsável federativo revelou ainda, que a FAB está a trabalhar no sentido de criar as condições ideias para as três selecções que vão disputar provas internacionais."Nós estamos a trabalhar no sentido de angariarmos apoios para as nossas selecções porque queremos que elas se apresentem ao mais alto nível nas provas em que estarão envolvidas", disse.As selecção nacionais de sub-18, nas duas classes, vão disputar o Campeonato Africano das Nações da categoria, ao passo que a Selecção Nacional sénior masculina vai disputar o torneio pré-olímpico de Belgrado.

BIC Basket
Árbitros nacionais em acção formativa


Os árbitros angolanos participam desde ontem, numa das salas de reuniões da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), sita no Complexo da Cidadela Desportiva, numa acção de refrescamento, numa organização do órgão reitor da modalidade no país em parceria com a Associação Nacional dos Juízes de Basquetebol (ANJBA).

O clinic para juízes que apitam na XXXVIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket, encerra hoje, dia 02 de Fevereiro.Entretanto, arranca amanhã, dia 03 até ao dia 07, em Luanda, mais uma acção formativa dirigida aos novos árbitros e oficiais de mesa.A acção formativa conta com três prelectores angolanos e um português. Trata-se de Rui Valente, instrutor Fiba da Escola Nacional de Basquetebol da Federação Portuguesa, António Bernardo, presidente da ANJBA, Domingos Simão e Wilson Boaventura, ambos membros da ANJBA.