Africa Basquetebol

08 dezembro 2015

MOÇAMBIQUE : TAÇA DOS CLUBES CAMPEÕES DE BÁSQUETE: Ferroviário bronzeado

O FERROVIÁRIO conquistou a medalha de bronze na Taça dos Clubes Campeões de África de Basquetebol Sénior Feminino ao vencer, domingo, no jogo de atribuição do terceiro lugar, o First Bank da Nigéria, por 71-54.
O Ferroviário teve que se conformar com a medalha de bronze, depois de no sábado ter perdido com o Interclube de Luanda, por 70-51. As “locomotivas” deram uma resposta cabal e infringiram uma pesada derrota ao First Bank, uma das maiores referências do basquetebol africano e crónico candidato ao título.
A base Ana Jaime voltou a ser a unidade mais esclarecida com 16 pontos apontados. Ingvild Mucauro e Ornélia Motombene com 13 e 12 pontos, respectivamente, estiveram também em evidência.
A equipa treinada por Leonel Manhique esteve sempre à frente do marcador, tendo vencido no primeiro período, por 15-10. A vantagem de cinco pontos, o que é muito pouco em basquetebol, foi bem conservada e até aumentada já que ao intervalo ganhava, por 30-23, uma margem de sete pontos.
O Ferroviário, que ao longo da prova habituou a fazer terceiros períodos fantásticos, mostrou que o intervalo realmente faz bem e no terceiro período “matou” o jogo a seu favor ao marcar 24 pontos, contra 14 das nigerianas. O marcador apontava 54-37 e pelo andar da carruagem não parecia que a “locomotiva” fosse descarrilar. Os derradeiros 10 minutos foram jogados ao ritmo mais lento. Diga-se que a “música” tocou ao ritmo das comandadas de Manhique que mesmo assim fizeram 17 pontos, os mesmos apontados pelo adversário.
O Ferroviário subiu ao pódio, pena é que não tivesse alcançado o lugar mais alto do pedestal africano e entrado na galeria de elite dos campeões africanos, onde constam cinco equipas moçambicanas, nomeadamente Maxaquene (1991); Académica (2001); Desportivo (2007 e 2008) e Liga Desportiva de Maputo (2012).
CLASSIFICAÇÃO FINAL: Primeiro D’Agosto (Angola); 2. InterClube de Luanda (Angola); Ferroviário de Maputo (Moçambique); First Bank (Nigéria); Dolphins (Nigéria); INSS (DR Congo); INJS (Camarões); RADI (RD Congo); 9. BERCO Stars (Burundi); United States International University (Quénia); Kampala City Council Authority (Uganda) e Maculusso (Angola).
DUAS NACIONAIS NO CINCO IDEAL
ANA Jaime, do Ferroviário, e Leia Dongue, do 1° de Agosto, duas basquestistas moçambicanas, fazem parte do cinco ideal da Taça dos Clubes Campeões de África de Basquetebol.
As duas basquetistas fizeram um campeonato brilhante ajudando as respectivas equipas a alcançarem os lugares do pódio.
A senegalesa Maimouna Diarra do 1° de Agosto, a angolana Italee Lucas e a queniana Zeinab Chan do ISIU do Quénia completam a equipa de luxo da competição.
1º DE AGOSTO CONQUISTA TÍTULO
O PRIMEIRO de Agosto sagrou-se campeão africano de clubes em basquetebol feminino, ao vencer domingo à noite o então detentor, Interclube, por 69-53, na final disputada no Pavilhão Multiusos de Luanda.
Este é o segundo título da formação militar, que já venceu em 2006. O Interclube continua a ser a recordista de títulos no continente, com quatro. Esta foi a terceira final consecutiva entre estas duas equipas. Nas duas anteriores, o Interclube venceu por um ponto, e agora o 1º de Agosto ganhou por 16. Ao intervalo, as militares venciam já por 30-16. Resultados parciais: 17-5; 13-11, 20-19, 19-18.
Os destaques foram todos do 1º de Agosto: Leia Dongue foi a melhor marcadora do jogo com 28 pontos e também a melhor em ressaltos com 18. Isabel Francisco foi a melhor em assistências (8).
LEIA DONGUE MELHOR JOGADORA DA PROVA
A INTERNACIONAL moçambicana ao serviço do 1º de Agosto, Leia Dongue (Tanucha), foi considerada jogadora mais valiosa (MVP) da Taça de África dos Clubes Campeões em Basquetebol Feminino.
Os 28 pontos, 18 ressaltos, três assistências e quatro desarmes de bola com que ajudou a sua equipa a conquistar o troféu pesaram na eleição, além da performance ao longo da competição com pontuação acima de um dígito em todos os desafios.
Aos 25 anos de idade, Leia (1,85 m e 85 kg) obtém o título de mais valiosa jogadora da Taça Africana pela segunda vez consecutiva, depois da nomeação em 2014, em Sfax, na Tunísia.