Africa Basquetebol

06 dezembro 2015

ANGOLA : Campeão Interclube joga hoje

rimir
Pupilas de Manuel Sousa "Necas" conseguiram alcançar a tão almejada desforra
Fotografia: M. Machangongo
A formação do Grupo Desportivo Interclube apurou-se para a final da XXI edição da Taça de Clube Campeões Africanos de basquetebol em seniores feminino ao derrotar, ontem, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a similar do Ferroviário de Maputo por 70-51 na primeira partida das meias-finais.

Depois de ter perdido por escasso um ponto de diferença na fase preliminar (64-63), ontem, as  pupilas de Manuel Sousa "Necas" entraram determinadas no encontro e conseguiram alcançar a tão almejada desforra.

Com a base Italle Lucas a liderar as acções ofensivas da equipa adstrita à Polícia Nacional, a formação do Grupo Desportivo Interclube, que persegue o quinto troféu continental, começou por vencer o quarto inicial por 13-9.

E contra todas as expectativas, as moçambicanas entraram melhor no segundo período, ao
contrário das angolanas, e conseguiram um parcial de 19-12, o que perfez 25-28, a favor do Ferroviário de Maputo.

Apoiado pelos seus adeptos, que ontem apareceram em número considerável no magnífico Pavilhão Multiusos do Kilamba, a formação do Grupo Desportivo Interclube apareceu transfigurada no terceiro quarto, onde saiu a vencer por claros 48-41.

Neste período, a internacional angolana Nadir Manuel comandava o jogo interior das polícias, bem auxiliada por Rosemira Daniel, Ngiendula Filipe, Italee Lucas e Sequoia Holmes.
Em face da ineficácia nos lançamentos a longa distância, onde conseguiram apenas 25 por cento, contra 40 por cento das moçambicanas, a formação do Grupo Desportivo Interclube passou a apostar mais no jogo interior, onde levava sempre vantagem sobre a sua adversária.

O domínio das polícias assentou-se no derradeiro período para a frustração da equipa moçambicana que tencionava atingir a final da XXI edição da Taça de Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto".

O resultado final (70-51) atesta perfeitamente a superioridade das comandadas de Manuel de Sousa "Necas", que hoje disputam a segunda final consecutiva da Taça de Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto".

A internacional angolana Nadir Manuel, com 15 pontos, foi a cestinha da partida, seguida pelas suas companheiras de equipa Italee Lucas e Sequoia Holmes, ambas com 14 pontos.

Na formação do Ferroviário de Maputo, Odélia Mafanela esteve em grande destaque, ao anotar 12 pontos.

Nadir Manuel foi igualmente a rainha dos ressaltos, com dez, sendo dois ofensivos e oito defensivos.

O trio de arbitragem constituído por Chahina, Zouzou Nadege e Oktch Dothy, com um ou outro erro, não teve influência no resultado final.

Na outra meia final, a equipa do 1º de Agosto defrontou o First Bank da Nigéria, mas, até ao fecho da nossa edição, desconhecíamos o resultado final.


OITAVO LUGAR
Dolphins da Nigéria supera Radi da RDC


A equipa do Dolphins da Nigéria venceu ontem, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a congénere do Radi da República Democrática do Congo, por 62-57, em partida a contar para as classificativas do quinto e oitavo lugares da XXI edição da Taça de Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores feminino.
Depois de ter falhado o apuramento às meias-finais, as nigerianas entraram determinadas na partida, ao contrário da sua adversária que se mostrou bastante apática nos seus movimentos.
Com um conjunto recheada de valores individuais, a formação do Dolphins da Nigéria começou por vencer o quarto inicial, por 21-10.
A superioridade das nigerianas prevaleceu nos quartos subsequentes, para a tristeza dos inúmeros adeptos congolesas que ontem se fizeram presentes do magnífico Pavilhão Multiusos do Kilamaba, infra-estrutura construída no âmbito da realização em Angola da 41ª edição do Campeonato do Mundo de Hóquei em patins, prova disputada nas cidades de Luanda e do Namibe.

Ao cabo dos primeiros 20 minutos, a formação nigeriana vencia já por uma margem confortável de 11 pontos (34-23).

Nos últimos dois quartos, a equipa do Dolphins da Nigéria assentou o seu domínio, ao contrário do Radi da República Democrática do Congo que teve de se render à superioridade das nigerianas.
 
O resultado final (62-56), a favor das nigerianas, não sofre qualquer contestação, porquanto foi a equipa que mais procurou a vitória.

Ainda ontem, para as classificativas do quinto e oitavo lugar, o INSS da República Democrática do Congo derrotou o INJS dos Camarões, por 58-47.

INSS da RDC e Dolphins da Nigéria jogam hoje, a partir das 13h00, para as classificativas do quinto e sexto lugares, ao passo que Radi da RDC e INJS dos Camarões lutam, às 11h00, para as classificativas do sétimo e oitavo lugares.                                          M.C

CLASSIFICAÇÃO

Equipa do Maculusso termina em último lugar


A formação do Grupo Desportivo O Maculusso ocupou o último lugar da XXI edição da Taça de Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores feminino, ao perder ontem, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, com a similar do KCCA do Uganda, por 60-65, em partida para as classificativas do nono ao décimo segundo lugares.

Com esta derrota, as pupilas de Fernando Sapalo não conseguiram evitar o último lugar da tabela classificativa da XXI edição da Taça de Clubes Campeões Africanos, competição que encerra hoje.

Apesar da derrota, a formação do Maculussso entrou determinada para levar de vencida a equipa do Uganda, que esteve irrepreensível, fundamentalmente, nas acções ofensivas.

O equilíbrio acabou por prevalecer no quarto inicial, em que a formação ugandesa saiu a vencer por uma margem mínima de um ponto (16-17).

E para  não variar, no segundo período, o equilíbrio voltou a prevalecer, tendo a formação forasteira vencido por uma margem mínima de dois pontos (29-31).

As angolanas apareceram transfiguradas no terceiro período, fruto do maior rigor defensivo aliado ao ataque eficiente, onde era privilegiado o jogo interior. As angolanas conseguiram impor-se nesta etapa, tendo terminado o terceiro período com uma vantagem de cinco pontos (48-43).

E quando se esperava por um postura mais agressiva da equipa do Grupo Desportivo O Maculusso, foram as ugandesas que conseguiram suplantar a representante angolana, para a tristeza de centenas de angolanos que puxavam pela formação do Maculusso.

Fruto da eficácia, quer nos lançamentos a curta distância, quer a longa distância, a equipa do KCCA do Uganda acabou por vencer o desafio, por 65-60.

A vitória da equipa ugandesa não sofre qualquer contestação, porquanto foi a agremiação que mais procurou o triunfo, ao contrário das angolanas que voltaram a cometer inúmeros erros, fundamentalmente, no capítulo defensivo.

Flavia Oketcho, com 20 pontos, foi o cestinha da partida, seguida da sua companheira de equipa Chemutai Sokuton, com 17 pontos.

Do lado do Maculusso, Cristina Matiquite e Elisabeth Mateus, terminaram com 15 pontos cada. Jackline Baingana e Muhayimina Namuwaya, ambas do KCCA do Uganda, foram as rainhas dos ressaltos com dez cada.

Ainda ontem, para as classificativas do nono ao décimo segundo lugar, o Berco Stars do Burundi bateu o USIU do Quénia, por 69-67.

Assim, o Berco Stars do Burundi e KCCA do Uganda defrontam-se hoje, a partir de 9h00, para as classificativas do nono ao décimo lugar.