Africa Basquetebol

06 dezembro 2015

ANGOLA : Africano fem.:FINAL / Estatísticas dão vantagem ao 1º de Agosto

Luanda - Nos três principais itens de avaliação individual estatística, as jogadoras do 1º de Agosto superam as do Interclubes, finalistas hoje da Taça dos clubes campeões africanos de basquetebol feminino que decorre no paivilhão multiuso de Luanda.

Leia Dongue
Foto: Henri Celso
Embora uma “desconhecida” queniana do USIS seja a mais destacada na maioria dos pontos, entre as finalistas as agostinas Leia Dongue, Maioumona Diarra e Ana Gonçalves superiorizam-se às adversárias Italee Lucas Nadir Manuel e Sequouia Holmes.
Em total de pontos marcados, Leia é a sexta melhor com 109 (eficiência de 15.6), ao passo que Ilalee é nona (104, 14.9), num quadro liderado pela queniana Zeinab Chan Liol (USIS), com 184 (26, 3).
Em ressaltos, também dominado por Zeinab Chan Liol (82), Maimouna Diarra tem 55 (7.9 média/jogo) com 21 ofensivos e 34 defensivos, Nadir Manuel 52 (7.4) com 16-36 e Leia Dongue, 47 (6.7), respectivamente em quinto, sexto e sétimo lugar.
Em assistências, Sequoia Holmes é a melhor do torneio com 30 (4.3 media/jogo), enquanto a mais próxima adversária vem em sexto, Isabel Francisco, 22 (3.1).
A moçambicana Leia aparece em segundo lugar na eficiência dos lançamentos de campo e quarta nos dois pontos.
A sua colega Ana Gonçalves é a mais eficiente nos triplos ao acertar 17 em 33 tentativas / 51.5 pc) e é também a segunda que mais acertou nesta distância. A segunda finalista nestes itens vem em sétimo e quinto (Italee).
Nos lances livres apenas aparecem entre os 10 melhores Nguendula Filipe (4º) e Felizarda Jorge (9º).
Dongue e Diarra são as líderes no quadro que avalia a influência do rendimento em campo a favor da equipa.