Africa Basquetebol

04 dezembro 2015

ANGOLA : 1º de Agosto procura passe as "meias"



Moçambicana Leia Dongue tem sido preponderante na manobra ofensiva do Clube Central das Forças Armadas Angolanas
Fotografia: José Cola
Motivadas com a última exibição patenteada frente ao Dolphins da Nigéria, a quem venceu por 81-60, no adeus à fase preliminar, a equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto defronta hoje a partir das 14h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a similar do INSS da República Democrática do Congo, na primeira partida dos quartos-de-final da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos.

A dupla técnica, Jaime Covilhã/Jacqueline Francisco, aproveitou a folga de ontem para corrigir alguns aspectos que não estiveram bem durante à fase preliminar da referida competição, em que terminaram de forma invicta.

Ontem, a equipa técnica militar incidiu o seu trabalho nos aspectos defensivos, sem descurar o capítulo ofensivo. As transições rápidas defesa ataque, com a circulação da bola em todas as áreas de jogo também mereceu atenção especial da equipa que persegue o seu segundo anel continental.
Em face da excelente campanha realizada na fase preliminar, onde ocuparam o primeiro lugar do Grupo A, com 10 pontos, fruto de cinco vitórias, em igual número de partidas, a equipa rubro e negra se apresenta como a principal candidata à passagem para as meias-finais da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
Fortes em termos de conjunto, a equipa militar tem no seu seio atletas que podem criar desequilíbrios, casos de Ana Gonçalves, Rosa Gala, Fineza Eusébio, Sónia Guadalupe, Maimouna Diarra, Isabel Francisco e Leia Dongue.
Apesar de enfrentar uma equipa teoricamente fraca, as pupilas de Jaime Covilhã vão seguramente entrar determinadas para a partida, para não serem surpreendidas pelas congoleses que almejam igualmente à passagem para as meias-finais da aludida competição.
 Caso a formação militar apresente o nível de basquetebol patenteado diante do Dolphins da Nigéria, à passagem para as meias-finais estará complemente assegurado.
Em declarações à comunicação social, Jacqueline Francisco, treinadora adjunta do 1º de Agosto, assegurou que o seu grupo ao poucos vai atingindo a forma, pelo que, vão continuar a trabalhar para a consumação dos objectivos que passa pela conquista do título da XXI edição da Taça dos Clubes campeões Africanos da "bola ao cesto".
"Felizmente, jogo após jogo vamos sentindo que a equipa vai melhorando os seus índices de produtividade. A partir de agora as equipas estão quase que proibida de cometerem erros, sob pena de serem afastadas da prova. Vamos continuar a trabalhar e com o pensamento virado para a conquista do título africano, conscientes de que será uma tarefa extremamente difícil", prognosticou a antiga internacional angolana, hoje na pela de treinadora adjunto da equipa rubro e negra.
Do lado da equipa congolesa, que foi a quarta classificada do Grupo B, com sete pontos, resultante de duas vitórias e três derrotas, o pensamento está igualmente na passagem para as meias-finais.
Apesar de reconhecer o potencial da formação angolana, o técnico Mosengo Vale não esconde o desejo de afastar o 1º de Agosto das meias-finais.
"Penso que o 1º de Agosto é uma das melhores equipas desta competição. Aliás, o facto de ter terminado a fase preliminar sem qualquer derrota, atesta perfeitamente a capacidade competitiva desta formação. Nós vamos procurar dar o nosso melhor no sentido de surpreendermos o 1º de Agosto", asseverou o técnico congolês.
A massa apoiante da equipa militar vai seguramente acorrer em massa, como tem sido habitual, para ajudar as militares a transitarem para as meias-finais da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, competição que encerra domingo com a disputa da final.

Terceira partida dos quartos
 
Kilamba acolhe confronto entre nigerianas
As formações do First Bank e Dolphins, ambas da Nigéria, batem-se hoje a partir das 18h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, partida válida para os quartos-de-final da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores feminino.
Quis o destino que duas equipas do mesmo país estivessem em confronto para a decisão da passagem para as meias-finais da aludida competição.
O desafio é seguramente de difícil prognóstico, a julgar pela potencial das duas agremiações, que estão igualmente apostadas na conquista do título da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto. A formação do Dolphins que terminou a fase preliminar no segundo lugar, com nove pontos, fruto de quatro vitórias e uma derrota, vai medir forças com o First Bank, que apesar de somar nove pontos no Grupo B, a mesma pontuação que o Ferroviário de Maputo e Interclube de Angola, acabou relegada para o terceiro posto da tabela classificativa. Perspectiva-se uma boa partida de basquetebol, sendo que a equipa que souber explorar convenientemente os erros da sua adversária, vai alcançar o passe de acesso às meias-finais.
Entretanto, o dia de hoje abre com duas partidas para as classificativas do nono ao décimo segundo lugar. O USIU do Quénia defronta a partir das 10h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a similar do Radi da República Democrática do Congo, ao passo que o Berco Stars do Burundi vai medir forças com o KCCA do Uganda. Ontem, para o acerto de calendário, o INJS dos Camarões derrotou o Radi da República Democrática do Congo, por 33-46. Com este triunfo, as camaronesas ocuparam o terceiro lugar do Grupo A, com oito pontos.
M.C

Crença
Interclube e INJS no fecho da roda


As equipas do Grupo Desportivo Interclube e INJS dos Camarões defrontam-se hoje a partir das 20h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, para a decisão do último passe de acesso às meias-finais da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores feminino.
Depois de ter ocupado o segundo lugar do Grupo B, com nove pontos, as actuais campeãs africanas vão procurar confirmar esta noite o seu favoritismo, quando à reconquista do título.
Com um plantel mais recheado, em termos de valores individuais, onde se destacam as atletas Italee Lucas, norte-americana naturalizada angolana, Sequoia Holmes, americana, para além das internacionais angolanas, Catarina Camufal, Mereciana Fernandes, Nadir Manuel, Ngiendula Filipe, Felizarda Jorge e Angelina Golome, a equipa adstrita a Polícia Nacional com maior ou menor dificuldade vai suplantar as camaronesas do INJS.
Manuel Sousa "Necas", técnico principal do Interclube, vai colocar uma equipa que seja capaz de neutralizar as acções ofensivas do INJS, conjunto de longo inferior a equipa angolana que persegue o seu quinto título africano.

NÚMEROS
Com 398 pontos marcados, o 1º de Agosto foi a equipa mais concretizadora da fase preliminar da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto", competição que hoje faz disputar os quartos-de-final.
Em cinco partidas disputadas na fase de grupos, a equipa rubro e negra anotou 398, obtendo por isso, uma média de 79,6 pontos por cada encontro.
das doze equipas que disputam a competição, a equipa militar foi a que menos sofreu, com 198 pontos. A equipa do Rio Seco foi a única  que terminou a fase regular sem qualquer desaire.

Entretanto, Berco Stars do Burundi, USIU do Quénia, KCCA do Uganda, INSS da República Democrática do Congo, First Bank da Nigéria, Grupo Desportivo O Maculusso e Dolphins da Nigéria foram as equipas que mais pontos sofreram na fase regular, com 421, 387, 353, 349, 338, 321 e 317 pontos respectivamente.

Dolphins da Nigéria foi a segunda equipa mais concretizadora, com 374 pontos. Berco Stars do Burundi e USIU do Quénia terminaram a fase regular sem qualquer triunfo.
M.C