Africa Basquetebol

06 janeiro 2015

ANGOLA : Rivais aquecem Cidadela



1º de Agosto quer encurtar vantagem pontual do arqui-rival
Fotografia: Jornal dos Desportos
Separados por dois pontos, as formações do Atlético Petróleos de Luanda e do 1º de Agosto protagonizam hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, mais um clássico dos clássicos da “bola ao cesto”, em partida a contar para a nona jornada da 37ª edição do BIC Basket.Apesar dos dois conjuntos não estarem ainda em plena forma desportiva, já que se está no início da época, o desafio de mais logo é aguardado com bastante expectativa no seio dos amantes da modalidade.
O Atlético Petróleos de Luanda, que na presente época desportiva decidiu “abdicar” da luta pelo anel doméstico, lidera a tabela classificativa da 37ª edição do BIC Basket, com 16 pontos, fruto de oito vitórias consecutivas, contra 14 pontos do 1º de Agosto, que à semelhança do arqui-rival, também continua invicto na prova.Depois da pausa da quadra festiva, o camaronês ao serviço da equipa do Eixo-viário, Lazare Adingono, tem estado a ensaiar os diversos diagramas defensivos e ofensivos para suplantar a equipa rubro e negra, que fracassou recentemente na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
Os novos “inquilinos” da equipa petrolífera estão aos poucos a entrar na filosofia do técnico Lazare Adingono, que não esconde o desejo de lutar pelos lugares cimeiros da competição que faz disputar a primeira volta da fase regular. Lazare Adingono promete colocar em quadra uma equipa que seja capaz de neutralizar o jogo ofensivo do arqui-rival. Leonel Paulo, poste, Domingos Bonifácio, base, ambos internacionais angolanos, e Paulo Santana, base, têm se destacado no conjunto petrolífero neste início de época, sem menosprezar o desempenho dos demais integrantes. Entretanto, já a formação do 1º de Agosto, que sábado último venceu a modesta equipa da Universidade Lusíada por apenas dez pontos de diferença (69-59), vai tentar apagar a pálida imagem  no desafio desta noite, onde a grande meta passa pela conquista dos dois pontos em disputa.
Paulo Macedo tem o núcleo principal à sua disposição, pelo que, tudo vai fazer para vergar os petrolíferos da capital e consequentemente reduzir para um ponto a diferença pontual na tabela classificativa do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores, agora designado BIC Basket.Os militares vão aproveitar a experiência de Armando Costa, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio “Miller”, Reggie Moore, Edson Ndoniema, todos internacionais angolanos, para aplicarem a primeira derrota ao Atlético Petróleos de Luanda.
Longe dos velhos clássicos, a partida de mais logo é seguramente de desfecho imprevisível, a julgar pelo potencial das duas colectividades. Neste particular, a equipa rubro e negra está melhor em relação ao seu adversário que está com uma equipa muito jovem.O Atlético Petróleos de Luanda lidera a competição com 16 pontos, contra 14 do 1º de Agosto, em segundo lugar. O Progresso Associação Sambizanga, com 12 pontos, ocupa o terceiro posto. Recreativo do Libolo é o lanterna vermelha com apenas seis pontos. Fernando Pacheco “Baganha”, Carlos Júlio e Francisco Pacheco foram os juízes escolhidos para apitar o clássico dos clássicos.

BIC Basket - Libolo defronta Interclube
O Recreativo do Libolo tem hoje uma tarefa difícil, quando defrontar a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a formação do Grupo Desportivo Interclube, em partida de acerto de calendário referente à quarta  jornada da primeira volta da fase regular do BIC Basket.Último colocado da tabela classificativa do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, com apenas seis pontos, fruto de três vitórias em igual número de partidas, os campeões nacionais vão seguramente tentar suplantar o seu adversário, a fim de manter a luta pela “recuperação” pontual.
Depois de ultrapassar o Atlético Sport Aviação (ASA), no último sábado, por 94-84, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, os libolenses voltam a ter hoje mais um osso duro de roer.Aliás, a missão da equipa do Recreativo do Libolo torna-se ainda mais difícil face à onda de lesões que assola o grupo, com principal realce para Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Braúlio Morais e Francisco Machado. Emanuel Trovoada, técnico adjunto dos campeões nacionais, reconheceu as dificuldades que os seus pupilos vão encontrar na partida, mas ainda assim mostrou-se confiante na conquista dos dois pontos em disputa.
“Creio que vai ser um jogo bastante disputado. Nós estamos algo limitados, mas ainda assim vamos procurar alcançar a vitória”, asseverou Emanuel Trovoada, sábado último, logo após a vitória sobre os aviadores, por 94-84. Penúltimo classificado, com apenas nove pontos, fruto de três vitórias igual número de derrotas, Alberto Babo vê-se na obrigação de apresentar as melhores estratégias para impor a primeira derrota ao campeão nacional, sob pena de estar cada vez distante dos lugares cimeiros do BIC Basket.