Africa Basquetebol

24 novembro 2014

MOÇAMBIQUE : TORNEIO DE ABERTURA: Ferroviário segura liderança



O FERROVIÁRIO de Maputo venceu, no sábado, a A Politécnica, por 63-48, em jogo do Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos pontuável para a primeira jornada da segunda volta.
Com esta vitória os “locomotivas” consolidaram a liderança na competição, bem como se mantiveram sem derrotas. O desafio, embora em alguns momentos os “universitários” tivessem mostrado que estavam em campo para discutirem o jogo, foi sempre bem controlado pela formação de Horácio Martins. Com um leque de jogadores com outro nível de experiência e de andamento, casos de Ermelindo Novela, Custódio Muchate e Edson Monjane, foi capaz de controlar os acontecimentos acabando por vencer, com toda justiça, por uma margem de 15 pontos.
O Costa do Sol também fez valer o estatuto de candidato a vitória na partida com a UP, tendo vencido por claros 72-53. Os “canarinhos” realizaram um grande jogo diante da formação universitária e deram mostras de estarem em condições de discutirem o jogo pelo jogo quando tiverem pela frente adversários de maior quilate.
Refira-se que nesta ronda, o Desportivo ficou de fora devido ao número ímpar de equipas, o mesmo acontecendo com o Maxaquene, que devia defrontar o Aeroporto, no entanto, o seu opositor está suspenso enquanto não pagar a taxa de inscrição, segundo revelou a Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM).
Em femininos, o Ferroviário parece não ter um adversário capaz de lhe fazer frente. No sábado bateu o Desportivo por expressivos 54-22. Com um “team” bem mais experiente, as “locomotivas” não enfrentaram grandes dificuldades para amealharem mais dois pontos.
Noutro encontro, A Politécnica despachou a UP por concludentes 72-41