Africa Basquetebol

20 agosto 2014

ANGOLA : Cinco Nacional acerta detalhes antes da viagem



A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina acerta os últimos detalhes na derradeira semana de preparação no país
Fotografia: Nuno Flash
As comandadas da dupla técnica Aníbal Moreia e Eliza Pires devem seguir viagem na próxima segunda-feira, para Lisboa, em trânsito para França, onde vão disputar partidas ao lado das selecções do país anfitrião, Moçambique e Brasil.
Posteriormente, a Selecção Nacional segue para Espanha, onde vai cumprir a etapa derradeira do estágio pré-competitivo, visando a estreia na fase final do Campeonato do Mundo da Turquia.
 Hoje, as bicampeãs africanas voltam a trabalhar os aspectos técnico e tácticos, sem descurar a componente física, que de resto, tem dominado as duas primeiras semanas de preparação.
A Selecção Nacional defronta a  4 de Setembro, na cidade de Almería, a similar da Sérvia. Já na cidade de Múrcia, o combinado nacional que vai marcar presença pela primeira vez na fase final de um Campeonato do Mundo, tem agendado um amistoso diante da congénere do Japão, desafio que vai permitir ao seleccionador nacional aferir o potencial das suas jogadoras.Das 20 convocadas, apenas 15 seguem viagem para França, país onde o "cinco" nacional vai começar os jogos de controlo.
A partida para Istambul tem lugar no dia 25 de Setembro, dois dias antes do começo do Campeonato do Mundo.Aníbal Moreira convocou as seguintes atletas: Ana Gonçalves, Fineza Eusébio, Helena Francisco, Letícia André, Luísa Tomás, Nacissela Maurício, Rosa Gala e Sónia Guadalupe (1º de Agosto), Ângelina Golome, Catarina Camufal, Clarisse Mpaka, Elsa Eduardo, Mereciana Fernandes, Nadir Manuel, Ngindula Filipe e Rosemira Daniel (Interclube), Helena Viega (Lusíada), Artemís Afonso, Mafalda Barcelos (Portugal) e Whitney Miguel (França).

Angola procura segunda vitória

Moralizados com o triunfo de sábado último, frente ao Loyola Mary Mount Un, por 80-63, os campeões africanos procuram hoje, a partir das 20h30, diante do País Basco, a segunda vitória no estágio que efectua em Espanha, na projecção ao Campeonato do Mundo, prova a decorrer de 30 do mês em curso a 14 de Setembro próximo naquele país europeu.
Com o extremo base Olímpio Cipriano a recuperar paulatinamente da sua lesão no joelho esquerdo, o seleccionador nacional, Paulo Macedo, vai mais uma vez observar a evolução dos seus jogadores, que estão apostados em disputar o Campeonato do Mundo de Espanha.Ao contrário da partida de sábado, hoje, frente ao País Basco os pupilos de Paulo Macedo vão seguramente encontrar muitas dificuldades para chamarem a si a vitória.
Depois de ter brilhado na vitória de sábado, frente à formação do Loyola Mary, tendo anotado 16 pontos em 20 minutos, o jovem Yanick Moreira, poste que actua nos Estados Unidos da América, vai seguramente fazer parte das opções do técnico Paulo Macedo para o embate desta noite, naquele que será o penúltimo amistoso do cinco nacional, antes de regressar ao país, a fim de disputar o Torneio Internacional Arquitecto da Paz.
Amanhã, a Selecção Nacional encerra o ciclo de jogos de controlo em terras espanholas, quando defrontar a selecção das Filipinas, partida que está marcada para as 18h00.
Hoje, o combinado nacional efectua o seu décimo segundo jogo de controlo, na projecção ao Campeonato do Mundo da "bola ao cesto".
 Em onze partidas disputadas até aqui, os pupilos de Paulo Macedo venceram cinco partidas, contra seis derrotas. No Torneio Internacional de Alexandria, Egipto, Angola efectuou cinco jogos de controlo, ao passo que no Brasil, os campeões africanos realizaram apenas dois jogos de controlo.
Das partidas disputadas destaque para os embates diante o República Federativa do Brasil, Argentina e Espanha, selecções que vão igualmente marcar presença na fase final da 17ª edição do Campeonato do Mundo de Espanha.
Angola faz parte do Grupo D, com sede na cidade de Las Palmas, nas Canárias, ao lado das selecções da Lituânia, Eslovénia, Coreia do Sul, adversário de estreia no dia 30, México e Austrália.A Espanha, país anfitrião do Campeonato do Mundo, faz parte do Grupo A, juntamente com Egipto, Irão, Sérvia, França e Brasil. As selecções da Argentina, Senegal, Filipinas, Croácia, Porto Rico e Grécia estão inseridas no Grupo B, ao passo que Estados Unidos, Finlândia, Nova Zelândia, Ucrânia, República Dominicana e Turquia no grupo C. Os Estados Unidos são os actuais campeões do mundo.
M.C

Selecção Nacional fica completa hoje
O seleccionador nacional Hilário Filipe recebe hoje, em Benguela, as jogadoras das províncias de Luanda, Huíla e Bié convocadas para integrar os trabalhos da Selecção Nacional de basquetebol feminina de Sub-18, visando o Campeonato Africano das Nações da categoria, prova a disputar-se de 18 a 27 de Setembro próximo, no Cairo, Egipto.
Aproveitando a pausa pedagógica de duas semanas, a dupla técnica Hilário Filipe e Jacqueline Francisco começa hoje nas cidade das Acácias Rubras, Benguela, a projectar a participação do combinado nacional no Afrobasket de Egipto.Para a "operação Egipto" foram convocadas 20 atletas, onde se destaca a presença de Mafalda Barcelos, jogadora que constam igualmente da lista do técnico Aníbal Moreira, visando o Campeonato do Mundo da Turquia. 
A Selecção Nacional de Sub-18 vai efectuar toda a sua preparação no país, de acordo com o presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Alexandre Madeira.A direcção do órgão reitor da modalidade no país traçou como mete atacar um dos lugares do pódio.

Para tal, a federação vai pôr à disposição do corpo técnico todas as condições para uma preparação condigna do "cinco" nacional.Lista completa das jogadoras chamadas para o Afrobasket do Cairo: Cristiana Correia e Joana Benje (1º de Agosto), Ruth Paim (Grupo Desportivo O Maculusso), Esperança Nunda, Madalena da Silva e Amélia Caculo (Sporting de Benguela), Joana Antónia, Erica Guilherme, Emanuela Mateus, Domilda António, Jane Leite e Eduarda Gabriel (Interclube), Eliane dos Santos, Mariana Manuel, Elsa Fabiana e Jéssica Malage (Interclube de Benguela), Tatiana Jamba (Benfica da Huíla), Adriana Manuel (Sporting do Bié), Leopoldina Emídio (Universidade Lusíada), Mafalda Barcelos  
 (Portugal).