Africa Basquetebol

07 junho 2014

ANGOLA : Nacissela fica de fora do Mundial



Capitã da Selecção não mereceu a confiança do seleccionador nacional nem sequer para o torneio internacional de Maputo
Fotografia: Jornal dos Desportos
A ausência da capitã Nacissela Maurício, extremo poste da formação do 1º de Agosto, actual campeã nacional, constitui a principal novidade da convocatória do Seleccionar Nacional, Aníbal Moreira, com vista o Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores feminino, a decorrer de 27de Setembro a 5 de Outubro do ano em curso, na Turquia, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
A extremo poste do Clube militar que capitaneou o combinado nacional na conquista do bicampeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, último dos quais conquistado em  2013, em Maputo,  vai igualmente falhar o torneio internacional de Maputo, competição a disputar-se de 20 a 25 do mês em curso, enquadrado nos festejos de mais um aniversário da independência daquele país irmão do Índico, a assinalar-se no dia 25.

Entre as convocadas para  "operação" Turquia, competição em que o "cinco" nacional vai estrear-se, destaque  para as presenças da base Rosa Gala, da formação rubro e negra, ela que falhou a disputa do Campeonato Africano das Nações de 2013, por ter na altura ainda idade de cadetes (17 anos),  Ártemis Afonso, filha da antiga internacional angolana, Maria Barbosa "Manu"e de Mafalda Barcelos,  a actuarem no basquetebol português.
Whitney Miguel, jogadora que actua no basquetebol francês voltou a merecer a confiança do seleccionador nacional, Aníbal Moreira, depois de ter ajudado o país a conquistar a taça continental, e consequentemente, o apuramento pela primeira vez numa fase final de um Campeonato do Mundo.
A equipa do 1º de Agosto, na qualidade de campeã nacional em título forneceu sete jogadoras à pré-selecção nacional contra cinco do Grupo Desportivo Interclube, vice-campeã nacional.
Entretanto, o grupo convocada para o Campeonato do Mundo da Turquia concentra-se a  1 de Agosto, a partir das 10h00, numa das salas de reuniões da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), sita no Complexo da Cidadela Desportiva, a fim de tomar conhecimento do programa de preparação para a referida competição.
À semelhança dos seniores masculino e dos sub-17 em masculino, a Selecção Nacional sénior feminina vai realizar o seu estágio pré-competivo em Espanha, antes de rumar para o palco da competição.
 "Sangue" novo  no grupo que vai a Turquia, visa o  Campeonato Africano das Nações, competição em que Angola quer manter  o anel continental.
O segundo grupo, convocado para participar do torneio internacional de Maputo, concentra-se no dia 13 do mês em curso, às 10h00, nas instalações da FAB.

Eis, as eleitas para "operação" Turquia: Fineza Eusébio, Ana Goncalves, Helena Zuma, Sónia Guadalupe, Roda Gala, Luisa Tomás e Letícia André, todas da formação do 1º de Agosto, Rosimara Daniel, Clarisse Mpaka, Mereciana Fernandes, Nadir Manuel e Helena Veigas ( Grupo Desportivo Interclube), Ártemis Afonso e Mafalda Barcelos, ambas  militam no basquetebol português, e Whitney Miguel  joga em França.

Para o torneio internacional de Maputo, foram chamadas as seguintes atletas: Fineza Eusébio, Ana Goncalves, Helena Zumo, Sónia Guadalupe, Letícia André, Rosa Gala e Luisa Tomás ( 1º de Agosto), Rosimara Daniel, Helena Viegas, Mereciana Fernades e Nadir Manuel (Grupo Desportivo Interclube) e Mafalda Barcelos (Portugal).
MC

5 Comments:

Enviar um comentário

<< Home