Africa Basquetebol

13 abril 2014

ANGOLA : Militares dominam Grupo A



Clube Central das Forças Armadas Angolanas superou todos os seus adversários na principal competição basquetbolística nacional
Fotografia: Santos Pedro
A formação do 1º de Agosto dominou o Grupo A do Campeonato Nacional de basquetebol, ao ocupar o primeiro lugar, com 15 pontos, fruto de sete vitórias e uma derrota.

Depois de ter sido o segundo colocado na primeira volta do Grupo A, com sete pontos, menos um que o Recreativo do Libolo, o  Clube Central das Forças Armadas Angolanas fez jus ao estatuto de campeão nacional em título e dominou por completo o segundo turno do BAI Basket.
 Das chamadas equipas grandes (Atlético Petróleos de Luanda, Recreativo do Libolo e 1º de Agosto), a formação militar foi a única que conseguiu fazer o pleno, em quatro partidas disputadas, a turma do Rio Seco somou igual número de vitórias.
Desprovido de três das suas principais unidades, Cedrick Ison, dispensado pela direcção do clube para assistir ao nascimento da filha nos Estados Unidos, Joaquim Gomes Kikas, a recuperar de uma lesão no joelho, e Carlos Almeida, que se prepara para se despedir, o técnico Paulo Macedo conseguiu manter os níveis da sua colectividade e suplantar os principais concorrentes no segundo turno da competição.
Durante a segunda volta do Grupo A, a equipa militar conseguiu ainda quebrar o enguiço do Recreativo do Libolo, a quem venceu pela primeira vez na presente edição do BAI Basket, por escassos dois pontos (88-86).
Na véspera, os militares derrotaram o arqui-rival, por 83-82, triunfos que os catapultaram para o primeiro lugar.
No adeus à fase de grupos, a equipa militar não teve dificuldade em despachar a formação do Grupo Desportivo Interclube, por 81-77, num embate em que o equilíbrio dominou grande parte do desafio.

INTERCLUBE SURPREENDE
O Grupo Desportivo Interclube foi sem sombras de dúvidas a grande surpresa no Grupo A. Depois de não estarem muito bem, quer durante a fase regular, quer na primeira volta do Grupo A, os polícias conseguiram ultrapassar os petrolíferos da capital e os libolenses, por 101-71 e 104-90.
Na derradeira jornada do Grupo A, ontem, ronda em que o 1º de Agosto folgou por imperativo de calendário, os pupilos de Alberto Babo suplantaram o Clube Universidade Lusíada, conjunto que durante a fase de grupos não conseguiu qualquer triunfo.
Recreativo do Libolo, equipa vencedora da fase regular do BAI Basket, esteve muito abaixo do seu rendimento.
As formações do 1º de Agosto, Recreativo do Libolo, Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube estão apuradas para a “Final Four” que arranca na segunda quinzena de Abril.

Provincial feminino
Interclube  e 1º de Agosto acertam contas amanhã

As equipas do 1º de Agosto e do  Interclube defrontam-se amanhã, a partir das 19h00, no Pavilhão Vitorino Cunha, em partida de maior cartaz da terceira jornada do campeonato provincial feminino unificado sénior/júnior.
A jornada reserva ainda os encontros ente as formações B da Universidade Lusíada e do 1º de Agosto, à mesma hora, no Pavilhão Jean Jacques, e Interclube B - Universidade Lusíada A.
Na segunda jornada, disputada quinta-feira à noite, a equipa A do Interclube venceu por 60-24 a formação B do mesmo clube. O 1º de Agosto A venceu a sua equipa B por 90-32, enquanto o Maculusso A ultrapassou o B por 75-20.