Africa Basquetebol

22 abril 2014

ANGOLA : Babo recusa ser "outsider"



Técnico luso cumpre o seu primeiro ano de contrato com a formação do Interclube
Fotografia: Santos Pedro
O técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, Alberto Babo, assumiu que a sua colectividade vai lutar pelo título da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BAI Basket) cuja “Final Four” arranca já esta quinta-feira, tendo recusado o estatuto de “outsider” da competição.

Apesar de reconhecer as potencialidades dos concorrentes, 1º de Agosto, campeão nacional em título, Recreativo do Libolo, vice-campeão, e Atlético Petróleos de Luanda, a formação do Interclube vai aparecer no máximo da sua força para contrariar os crónicos candidatos à conquista do BAI Basket.
O comandante da equipa da Polícia mostra-se regozijado com a prestação dos seus pupilos durante a fase de grupos, na qual ocuparam o terceiro posto, relegando o Atlético Petróleos de Luanda para o quarto lugar.
O técnico falou ao Jornal dos Desportos, dizendo “nós estamos a preparar-nos convenientemente, porque sabemos que vamos ter muitas dificuldades nesta ponta final do Campeonato Nacional. Temos três equipas perfiladas para serem campeãs nacionais, 1º de Agosto, por ser o actual campeão nacional e africano, Recreativo do Libolo, em face dos investimentos feitos para a presente época desportiva, e o Atlético Petróleos de Luanda.

Nós não queremos ser ‘outsiders’ e vamos procurar ganhar o maior número de jogos possíveis durante a fase final do BAI Basket”, prognosticou Alberto Babo, técnico que cumpre o seu primeiro ano de contrato com a formação do Grupo Desportivo Interclube. Em face da excelente prestação que tiveram durante a fase de grupos, Alberto Babo afirmou que a melhoria do quarto lugar da edição passada é um facto.
“Como sabe, ficámos em terceiro lugar na fase de grupos, porque ao contrário da fase regular, na segunda fase conseguimos ser uma equipa altamente competitiva, defendemos bem e pretendemos manter estes níveis para abordarmos melhor a ponta final do BAI Basket.”Depois do surto de lesões que afectou quase metade da equipa no início da temporada 2013/2014, nesta altura Alberto Babo esfrega as mãos de contente, em virtude de ter à sua disposição e sem qualquer limitação física os 16 atletas que compõem o plantel da formação adstrita à Polícia Nacional.
O terceiro lugar alcançado durante a fase de grupos vai motivar ainda mais a rapaziada para a “Final Four”, segundo o comandante da equipa da Polícia. “Felizmente tenho todos os jogadores à minha disposição e sem qualquer tipo de lesão. Nesta altura estamos com mais confiança para atacarmos a Final Four, muito em função do que fizemos na fase anterior e não tenho dúvidas de que vamos ter um Interclube cada vez melhor”, alertou Alberto Babo.
Hoje, a formação do Interclube realiza mais uma sessão de treino, no Pavilhão 28 de Fevereiro, tendo em vista o desafio desta quinta-feira, frente ao Atlético Petróleos de Luanda, para a primeira jornada da série A. O Recreativo do Libolo recebe no Complexo Dream Space, em Viana, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, conjunto que perdeu a Taça de Angola no último sábado, frente ao arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda.

BAI Basket
Série B arranca hoje

A série B da fase final da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos tem início hoje com duas partidas. A formação da Lusíada recebe a partir das 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Atlético Sport Aviação (ASA), ao passo que em Benguela, a partir das 18h00, o Sporting local tem a visita do Futebol Clube Vila Clotilde. Universitários e aviadores, que na fase anterior travaram uma luta interessante pelo primeiro lugar do Grupo B, voltam a medir forças esta tarde no arranque da série B.
O equlíbrio vai seguramente dominar o desafio desta tarde. A formação do Sporting de Benguela, dirigida pelo técnico Emanuel Trovoada, vai aproveitar o factor casa para levar de vencida a sempre aguerrida equipa do Futebol Clube Vila Clotilde, orientada superiormente por Elvino Dias. A segunda jornada da série B está prevista para o dia 26 e compreende o seguinte cartaz: Clube Universidade Lusíada-Sporting de Benguela e Futebol Clube Vila Clotilde-Atlético Sport Aviação (ASA).

A série A, reservada às equipas que vão lutar pelo título da 36ª edição do BAI Basket, começa apenas esta quinta-feira, com o aliciante Recreativo do Libolo-1º de Agosto, enquando o Interclube recebe no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Atlético Petróleos de Luanda. A “Final Four" é disputada no sistema de todos contra todos a quatro voltas.
MC