Africa Basquetebol

15 abril 2014

ANGOLA : Adeus do capitão



Carlos Almeida troca a quadra por bancada
Fotografia: José Soares
O internacional angolano, Carlos Almeida, extremo base, de 37 anos de idade, 1,93 centímetros de altura, põe esta noite um ponto final à sua longa carreira desportiva de aproximadamente duas décadas e meia, dos quais 14 anos ao serviço do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.O actual deputado da bancada parlamentar do MPLA, partido maioritário em Angola, começou a ter intimidades com a bola quando tinha os seus oito anos de idade, na extinta equipa do Grupo Desportivo da Ert.

Aos 11 anos de idade, o hepta campeão africano pela Selecção Nacional, ingressou na formação do Atlético Petróleos de Luanda, tendo se transferido para a equipa militar aos 13 anos de idade. Depois de militar por duas épocas no 1º de Agosto, Carlos Almeida regressava a equipa do Eixo-viário.Dadas as qualidades, em 1997, o extremo base era considerado como melhor jogador do campeonato nacional de juniores. Ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda, Carlos Almeida conquistou dois campeonatos de iniciados, dois de cadetes e três campeonatos nacionais a nível dos seniores e três Taças de Angola.Aos 23 anos de idade, o internacional angolano transferia-se do Atlético Petróleos de Luanda para a formação do 1º de Agosto, equipa com a qual encerra a sua brilhante carreira.
Já ao serviço da equipa militar, o actual deputado do MPLA conquistou nove Campeonatos Nacionais, oito Supertaças, quatro Taças de Angola, uma Taça Compal e sete Taças dos Clubes Campeões Africanos.Carlos Almeida marcou a sua estreia a nível da Selecção Nacional A aos 20 anos de idade, isto em 1999, altura em que o país acolhia pela segunda vez a fase final do Campeonato Africanos das Nações, vulgo Afrobasket.
O internacional angolano arrebatou os Campeonatos Africanos das Nações de 1999, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009 e 2013. Em 2005, no Afrobasket da Argélia, Carlos Almeida figurava no «cinco» ideal da aludida competição.Em 2006, no Campeonato do Mundo do Japão, onde Angola fez a sua melhor classificação de sempre (nono lugar), o extremo base obteve a melhor percentagem dos dois pontos.
Na folha de serviço constam ainda um Campeonato Africano de juniores 1994 e um Campeonato do Mundo de juniores em 1995. Já em seniores conta com quatro Campeonatos do Mundo e três Jogos Olímpicos.Carlos Almeida afirma que «abandona» a carreira com o sentimento do dever cumprido, quer a nível do clube, que a nível da Selecção Nacional. A nova função que ocupa na Assembleia Nacional (deputado do MPLA) fez com que o internacional angolano terminasse a carreira a meia da época desportiva.