Africa Basquetebol

11 fevereiro 2014

ANGOLA : Sorteio da Taça de Angola hoje á tarde na federação


A equipa do Atlético Petróleos de Luanda venceu a última edição da Taça de Angola e já está apurada para a segunda fase da competição
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol efectua hoje, a partir das 16h00, na sua sede, no Complexo da Cidadela Desportiva, o sorteio da XXVI edição da Taça de Angola da "bola ao cesto" em seniores masculinos, edição 2014.Nuno Teixeira, responsável máximo da área técnica do órgão que supervisiona a modalidade, garantiu ontem ao Jornal dos Desportos estarem criadas todas as condições para a realização do sorteio da segunda maior competição de basquetebol."As equipas participantes da edição 26 da Taça de Angola foram notificadas sobre a realização do sorteio com muita antecedência. Por isso, nós direcção técnica temos todas as condições criadas para que amanhã (hoje) possamos efectuar o sorteio", asseverou Nuno Teixeira, responsável da área técnica da FAB.
Nuno Teixeira disse que a presença de pelo menos um responsável de cada agremiação é imperiosa, já que além do sorteio proriamente dito são aflorados no encontro matérias inerentes à competição."Penso que os responsáveis das equipas devem fazer-se presentes além dos técnicos. Nos últimos tempos temos assistido que equipas que não se fazem representar no sorteio e que depois aparecem a questionar questões que normalmente são tratadas por altura do sorteio, principalmente, aspectos relacionados com os regulamentos", alertou Nuno Teixeira. A Federação Angolana de Basquetebol realiza na segunda quinzena de Fevereiro a fase regional, com o Eja Sport Clube do Lubango a receber no dia 15, às 18h00, o Estrela 1º de Maio, em desafio a contar para a primeira mão.
No dia 18, o 1º de Maio defronta em Benguela, às 18h00, o representante da província da Huíla, em desafio a contar para a segunda mão da fase regional.O vencedor desta eliminatória (A) mede forças na eliminatória B, com a equipa do Sporting Petróleos do Bié, no dia 22, e no dia 25 realiza-se o prélio da segunda mão.Para a fase nacional estão já apurados o Petro de Luanda, vencedor da última edição da Taça de Angola, 1º de Agosto, Interclube, ASA, Recreativo do Libolo e Sporting de Benguela.

Nacional Feminino 
1º de Agosto procura cimentar liderança 

A equipa feminina de basquetebol do 1º de Agosto defronta hoje, a partir das 17h00, no Pavilhão do Sporting do Bié, o Misto de Benguela, em desafio que marca o fecho da quarta jornada do Campeonato Nacional, que decorre no Cuito.As comandadas de Aníbal Moreira, cem por cento vitoriosas nos jogos até aqui disputados, têm neste desafio frente à turma benguelense, a oportunidade soberana de cimentar a liderança do campeonato e relançar o seu objectivo de chegar ao título.
Outra coisa não se pode esperar de Nacissela Maurício e companheiras neste duelo em que vão procurar não deixar os seus créditos por mãos alheias, conquistando a sua quarta vitória nesta 28ª edição do “Nacional” sénior feminino.A turma do Misto de Benguela, actual terceira colocada da prova, com cinco pontos, luta apenas para não perder por números copiosos, neste duelo agendado para as 17H00, no Pavilhão do Sporting do Bié, na cidade do Cuito.Noutro jogo da quarta jornada, a formação anfitriã, o Sporting do Bié, enfrenta o Desportivo O Maculusso, terceiro classificado da edição passada, a partir das 15h00.
Em confronto vão estar o último classificado, com três pontos, mercê de três derrotas, e o quarto, com quatro, fruto de uma vitória e duas derrotas.A equipa do Maculusso, uma das que actuam neste prova em representação de Luanda, é claramente favorita neste jogo frente às anfitriãs do Sporting do Bié, que muito dificilmente hão-de conseguir evitar o quarto desaire na prova.1º de Agosto lidera a competição, com seis pontos, seguido do Interclube, com cinco. Misto de Benguela ocupa o terceiro posto, com os mesmos cinco pontos. Maculusso está na quarta posição, com quatro.Nos desafios da terceira jornada, disputados domingo, registaram-se os seguintes resultados: Desportivo O Maculusso (93)–Misto da Huíla (29), Sporting do Bié (47)–Misto de Benguela (61) e Interclube (59)–1º de Agosto (64). 
SÉRGIO V. DIAS E JOÃO CONSTANTINO, NO CUITO

Após derrota
Inter busca reabilitação frente ao Misto da Huíla

O Inter, orientado por Apolinário Paquete, derrotado na terceira jornada frente ao 1º de Agosto, mede forças com o Misto da Huíla, a partir das 9h30, no jogo de abertura da quarta ronda do “Nacional” feminino.Claras candidatas à conquista da vitória, as polícias do Rocha Pinto, detentoras de maiores argumentos em termos de basquetebol, vão procurar impor a sua raça e deste modo chegar à terceira vitória na prova, para consolidar a manutenção da segunda posição. 
Este é em termos gerais o grande objectivo das pupilas do treinador angolano Apolinário Paquete, que tentam a conquista do título perdido em 2013 para o 1º de Agosto.A turma do Misto da Huíla, partilhando a cauda da tabela classificativa com as anfitriãs do Sporting do Bié, procuram apenas evitar uma derrota por números expressivos, ante o Interclube, que detém maiores argumentos. Noutra partida, as caseiras vão defrontar a terceira classificada da competição, o Maculusso.
SVD E JC, NO CUITO 


CLASSIFICAÇÃO

                                  J     V    D   CM    CS   PTS    CF
1º 1º de Agosto          03   03  00    274    145  06  +129
2º Interclube               03   02  01    233    130  05  +103
3º Misto Benguela      03   02  01   138     190  05     -52
4º Maculusso              03   01  02    176    239   04     -63 
5º Misto da Huíla        03  00  03    137     188  03      -51

6º Sporting do Bié      03  00  03    134     264  03   -130