Africa Basquetebol

15 janeiro 2014

ANGOLA : Necas tem o grupo completo para Goa


Seleccionador nacional conta hoje com o grupo completo na quarta sessão de treino da equipa que prepara os Jogos da Lusofonia
Fotografia: Jornal dos Desportos
O seleccionador nacional de basquetebol em sub-23, Manuel de Sousa "Necas", conta a partir de hoje com o grupo completo, no âmbito da preparação da Selecção Nacional da categoria que prepara os III Jogos da Lusofonia, de 18 a 29 de Janeiro em Goa, Índia. Braúlio Morais e António Monteiro, ambos do Recreativo do Libolo, juntam-se hoje ao grupo de trabalho, depois de ausência de dois dias. 

Os jogadores seguiram viagem para Benguela, na segunda-feira, e ontem ajudaram a sua equipa a vencer o Sporting de Benguela, na oitava vitória consecutiva no Campeonato Nacional de basquetebol, vulgo BAI Basket.

Ontem, na terceira sessão de treino do combinado nacional realizado no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, a dupla técnica formada por Manuel de Sousa "Necas" e Jacinto Olim "Jabila" contaram apenas com seis atletas dos 12 que marcaram presença na última segunda-feira, no arranque dos trabalhos da Selecção Nacional masculina de sub-23. Manuel de Sousa "Necas" trabalhou com Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Edson Ndoniema, Mutu Fonseca e Edmir Lucas, todos da formação do 1º de Agosto, além de António Matuchapa, atleta que milita na equipa do Sporting de Benguela.
Os demais jogadores, Edson Ilukilua, Zola Paulo, Yuri Swingui, André Miguel, John Pedro e Ngombo Rogério foram ontem submetidos a exames médicos para se aferir o estado de saúde de cada um. Apesar do reduzido número de atletas, Manuel de Sousa "Necas" não deu qualquer facilidade e trabalhou com os seus atletas durante três horas.
Os aspectos tácticos e técnicos voltaram a merecer atenção especial do seleccionador nacional que a partir de hoje vai contar com o grupo completo. Hoje, está programada apenas uma sessão de treino, a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, de acordo com Manuel de Sousa "Necas".
"Tal como hoje, amanhã (hoje) vamos treinar apenas no período da tarde, a partir das 16h00. Felizmente, já vamos contar com os 14 atletas convocados para os III Jogos da Lusofonia. Braúlio Morais e António Monteiro juntam-se apenas hoje ao grupo, em virtude de terem viajado com o Libolo para a província de Benguela", disse Manuel de Sousa "Necas". Apenas seguem viagem para o palco da competição 12 dos 14 atletas convocados.A Selecção Nacional deixa o país amanhã ou na sexta-feira.

BAI Basket
Libolo alcança oitava vitória consecutiva

A formação do Recreativo do Libolo continua de pedra e cal no Campeonato Nacional de basquetebol, vulgo BAI Basket, e ontem alcançou a sua oitava vitória consecutiva na prova, frente ao Sporting de Benguela, de Emanuel Trovoada. O actual vice-campeão nacional da "bola ao cesto" mantém deste modo a invencibilidade no BAI Basket, somando nesta altura 16 pontos, na liderança da competição, contra 13 da formação Universidade Lusíada, na segunda posição.
Petro de Luanda e Grupo Desportivo Interclube ocupam as posições imediatas com 12 pontos cada, ao passo que o 1º de Agosto se encontra na quinta posição, com 11 pontos. Depois de ter fracassado na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova vencida pelo 1º de Agosto, o Recreativo do Libolo está fortemente apostado a destronar a equipa militar do título nacional e o Petro de Luanda da Taça de Angola.
O outro grande teste para os libolenses que contam nesta altura com préstimos do internacional angolano Carlos Morais, MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações, realiza-se no dia 30 do mês em curso, quando medir forças com os petrolíferos da capital, equipa treinada pelo camaronês Lazare Adingono.
Sexta-feira e sábado o BAI Basket volta a acertar o calendário. Na sexta-feira, o Sporting de Benguela recebe o Progresso Associação do Sambizanga, ao passo que em Luanda, no Complexo Dream Space, o Clube Amigos de Viana tem a visita do poderoso 1º de Agosto. No sábado, o Sporting de Benguela volta a jogar no seu reduto, frente ao Futebol Clube Vila Clotilde. O Atlético Sport Aviação (ASA) mede forças com o 1º de Agosto, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.   
M.C.

Em sub-16 - Petro revalida título
O Petro de Luanda revalidou segunda-feira o título masculino de basquetebol em sub-16, após bater o 1º de Agosto, por 73-66 na final do campeonato disputada no Pavilhão Joaquim Araújo, enquanto o Interclube sagrou-se campeão em feminino. Para assegurar a revalidação do título nacional em feminino, cujo troféu de equipa fair-play foi arrebatado pelo Benfica da Huíla, o Interclube precisou de vencer o anfitrião Sporting de Benguela, por 65-41.
A turma da Polícia arrebatou pelo terceiro ano consecutivo o campeonato nacional de sub-16. Ainda em masculino, que elegeu o 1º de Maio de Benguela equipa fair-play, as Formigas do Cazenga asseguraram o terceiro lugar da tabela, seguindo-se o Sporting, na quarta posição.

Nacionais juniores
Associação da Huíla afina os preparativos 

A cidade do Lubango acolhe de 18 a 24 deste mês a 29ª e 27ª edição dos campeonatos nacionais de basquetebol em juniores masculino e feminino, estando actualmente os preparativos na ordem dos 90 por cento, segundo o secretário-geral da Associação Provincial da modalidade, Diogo Gomes.
Em entrevista à Angop, Diogo Gomes disse que os preparativos decorrem de forma acelerada, destacando a criação de condições nos pavilhões do Benfica e da Senhora do Monte, faltando neste último apenas a remarcação do campo.
“Já solicitámos à Federação Angolana de Basquetebol que nos envie as fitas para remarcação do multiuso da Senhora do Monte, o que deve ser feito até amanhã", ressaltou. A nível de alojamento afirmou haver já luz verde do Governo Provincial que disponibilizou o complexo desportivo e escolar 14 de Abril. “Faltam alguns pormenores básicos, mas estamos a fazer os últimos esforços para que antes do dia 16 estejamos em condições de arrancar com as provas”, frisou.
De Luanda estão confirmadas oito equipas, três das quais femininas, duas do Bié (uma para cada classe), três de Benguela (uma das quais feminina), duas da Huíla (uma para cada categoria) e uma do Namibe (feminina). A arbitragem é da Huíla, Luanda, Benguela e Namibe.