Africa Basquetebol

28 agosto 2013

CABO VERDE : Afrobasket’2013: Cabo Verde elimina o Congo e está nos quartos-de-final

O melhor estava mesmo reservado para o fim. A selecção cabo-verdiana de basquetebol fez esta tarde um quarto período de luxo, venceu a sua congénere da República do Congo por 67-60 e está nos quartos-de-final do Afrobasket, que decorre na Costa do Marfim. Os “Tubarões Martelo” estão agora entre as oito melhores selecções africanas. O seu próximo adversário é o Egipto.

Afrobasket’2013: Cabo Verde elimina o Congo e está nos quartos-de-final
Depois de uma derrota e duas vitórias na fase de grupos, a selecção cabo-verdiana tinha pela frente a República do Congo nos oitavos-de-final. E agora era a eliminar, pelo que os comandados de Alex Nwora sabiam que tinham de dar tudo de si para superar este adversário e continuar o sonho de chegar a um lugar no pódio da maior prova da bola ao cesto em África.
Mas não foi o que aconteceu pelo menos nos três primeiros períodos, quando os "Tubarões Martelo" estiveram sempre a perder, muitas vezes por uma diferença de 12 a 15 pontos. Quase sem alternativas e com uma equipa muito apática, Cabo Verde pecava muito na defesa, deixando o Congo dominar a partida a seu bel-prazer com muitos lances de dois e três pontos. Também no ataque as coisas não corriam muito bem ao cinco nacional, que estava irreconhecível. Ao fim do primeiro período perdia por 11-21, no segundo por 23-32 e no terceiro por 38-50.
Mas no quarto e último período apareceu o melhor Cabo Verde deste Afrobasket, e com 10 minutos de luxo e uma recuperação "milagrosa" passou para a frente no marcador. Nesta fase, fez 29 pontos, enquanto o adversário ficava pelos 10.
Esta reviravolta aconteceu graças aos lances de Marito Correia, que mostrou o seu valor e experiência na melhor altura: marcou 14 pontos, menos um que Dimitry Coronel, os dois melhores de Cabo Verde. No final, o placar marcava 67-60 a favor dos "Tubarões Martelo", para gáudio dos muitos cabo-verdianos espalhados por este mundo fora que sofrerem até ao fim com as emoções da partida.
Ainda assim, na retina fica a fraca exibição dos três primeiros períodos, que ninguém quer ver repetida esta quarta-feira no jogo dos quartos-de-final frente ao Egipto (14 horas), uma selecção muito mais forte e que eliminou nada mais nada menos que a Tunísia, actual campeã africana. A acontecer, uma vitória deixa a equipa de todos nós mais perto do seu sonho, que é sair da Costa do Marfim com o terceiro lugar garantido.
Nos jogos de ontem, Marrocos venceu a Argélia por 86-81 e vai jogar com Angola, que bateu o Mali por 82-36. Já os Camarões eliminaram Moçambique com uma vitória de 75-42, e vão jogar nos quartos-de-final com a Costa do Marfim, que despachou o Burkina Faso por 100-60.