Africa Basquetebol

04 julho 2013

ANGOLA : Roberto Fortes almeja Abidjan

                       
Fortes está disposto a disputar o seu primeiro Campeonato Africano das Nações
Depois de ter falhado a fase final da 26ª edição do Campeonato Africano das Nações, prova disputada em Antananarivo em 2011, o extremo base do Recreativo do Libolo quer figurar na lista dos 12 atletas que vão disputar a edição número 27 do Afrobasket, competição a decorrer de 20 a 31 de Agosto na Costa do Marfim. Aos 28 anos de idade, o extremo base que se estreou ao serviço da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo da Turquia em 2010, pretende conquistar um espaço em definitivo no cinco nacional, por considerar que está numa idade em que os atletas normalmente “explodem” em questão de rendimento.

 “Ao longo destes cinco anos em que jogo em Angola tenho procurado dar o meu melhor para merecer sempre a confiança dos seleccionadores. Agora, mais do que nunca tenho que trabalhar com força porque quando um atleta atinge os 28 anos tem que estar no auge da carreira. Por isso, quero ficar na Selecção Nacional por muito tempo”, revelou o atleta que durante muito tempo actuou nos Estados Unidos, onde fez a formação académica.
Roberto Fortes reconhece que a concorrência na posição de extremo é bastante forte mas mesmo assim almeja conquistar um lugar no grupo que segue viagem para a Costa do Marfim em busca do título perdido em 2011.
 O extremo base do Recreativo do Libolo considerou proveitosas as primeiras três semanas de preparação, que começou no Bié, passando por Benguela e Luanda. “Nós começámos a trabalhar com bola praticamente esta semana. As duas primeiras semanas foram mais de trabalhos de ordem física e graças a Deus o grupo todo empenha-se bastante e devo aqui assinalar o excelente trabalho desenvolvido pelo nosso preparador físico. A recuperação tem sido fantástica.”
Depois de ter realizado uma temporada espectacular em 2009, Fortes foi preterido por Luís Magalhães, na altura seleccionador nacional para o Afrobasket de 2009, realizado na Líbia. Em 2010, fez parte do grupo que disputou o Campeonato do Mundo da Turquia. Em 2011, sob a batuta do francês Michael Gomez, Roberto Fortes foi afastado da lista definitiva do Afrobasket de Antananarivo, tendo feito parte da selecção B que disputou os Jogos Panafricanos de Maputo. E para não variar, Fortes voltou a ser preterido no Torneio Pré-olímpico da Venezuela, por José Carlos Guimarães, então seleccionador nacional.

Convocatória - Rosa Gala e Clarisse Mpaka entre as novidades
Rosa Gala, base de apenas 17 anos de idade, constitui a principal novidade da convocatória da Selecção Nacional de basquetebol em seniores femininos, divulgada ontem em conferência de imprensa, numa das salas da FAB pelo seleccionador nacional, Aníbal Moreira, visando o Afrobasket de Maputo, lista onde se assinala ainda o regresso da extremo Clarisse Mpaka, que actua em França.
Das pré-seleccionadas para a “operação” Maputo, no mês de Setembro, há a destacar ainda a presença da extremo Sónia Guadalupe, campeão africana, jogadora que na recém terminada época desportiva não actuou em virtude de ter dado à luz, além de Ana Gonçalves, extremo, Helena Francisco, extremo poste, Madalena Valentim, poste, e Whitney Miguel, base, atletas que integram pela primeira vez a Selecção Nacional que vai à procura da revalidação do título africano. Ontem, depois da apresentação das 19 pré-seleccionadas, o grupo liderado pelo trio constituído por Aníbal Moreira, Elisa Pires e Hilário Bernardo, começou os indispensáveis exames, processo que vai decorrer até ao fim desta semana.
O trabalho de campo propriamente dito começa a 15 do mês em curso, devendo a preparação passar pelas províncias do Huambo e Huíla, antes do grupo rumar para Espanha, palco do estágio pré-competitivo, referiu o presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Alexandre Madeira. Naquele país ibérico estão previstos jogos de controlo com selecções e clubes de topo da Europa.
A viagem para Espanha realiza-se entre 5 e 15 de Agosto próximo, ao passo que a chegada ao local da competição, Maputo, está marcado para o dia 15 de Setembro.
As convocadas para o Afrobasket de Maputo são: Catarina Camufal, Merciana Fernandes, Astride Vicente, Ngendula Filipe, Nadir Manuel, Judite Queta, Sónia Guadalupe (Interclube), Fineza Eusébio, Rosa Gala, Helena Francisco, Nacissela Maurício, Felizardo Jorge, Madalena Félix, Ana Gonçalves, Luísa Tomás (1º de Agosto), Madelana Valentim (Juventude de Viana), Rosemira Daniel (Maculusso), Clarisse Mpaka (França) e Whitney Miguel (Leon Tregor B29 de França).
MC

Revelação
FAB honra compromisso

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) não tem qualquer pendente com a Selecção Nacional de basquetebol feminina, que ontem foi convocada visando o Campeonato Africano das Nações que se disputa em Maputo. A revelação foi feita ontem pelo presidente do órgão reitor da modalidade, Paulo Alexandre Madeira, em conferência de imprensa que serviu para a apresentação oficial da Selecção Nacional e da sua equipa técnica. “Felizmente a direcção da Federação não tem qualquer pendente financeiro com a Selecção Nacional, nós honrámos os nossos compromissos a tempo e horas”, revelou o número um da FAB.
Paulo Alexandre referiu também que o pendente que existe nesta altura tem a ver com a promessa feita pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, que no jantar de confraternização no Parque ex-Heróis de Chaves, pela conquista do Afrobasket do Mali, prometeu oferecer cinco milhões de kwanzas a cada uma das integrantes da Selecção Nacional. Apesar deste pendente, Paulo Alexandre Madeira assegurou que os trabalhos da Selecção Nacional arrancam sem qualquer condicionalismo. A finalizar, Paulo Alexandre Madeira reiterou que o tratamento que se dá nesta altura à Selecção masculina é a mesma para as senhoras que de forma brilhante conquistaram o título africano em 2011.                          
MC
Em femininos - Afrobasket de sub-16 adiado para Setembro
O Campeonato Africano das Nações de basquetebol feminino em sub-16, agendado de início para 27 de Julho a 4 de Agosto, em Harare (Zimbabwe), foi adiado para Setembro deste ano, no mesmo país.  “Fomos notificados no dia 2 pelo Comité Organizador do Afrobasket de sub-16 feminino que a prova foi adiada para Setembro em face da instabilidade política que reina naquele país”, disse Tony Sofrimento, dirigente da FAB. A Selecção Nacional, orientada por Apolinário Paquete, trabalha há mais de um mês. O cinco nacional tinha a viagem marcada para o dia 10 de Julho para a África do Sul, onde devia cumprir um estágio de 15 dias, antes de rumar para o local da competição.
MC