Africa Basquetebol

26 fevereiro 2013

ANGOLA : Interclube vitorioso na dupla ronda


Polícias superaram o Atlético Sport Aviação (ASA) e o 1º de Agosto no final de semana
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com duas vitórias na dupla ronda do final de semana, a formação do Interclube, segundo classificado da fase regular, assumiu a liderança do Grupo A do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, com quatro pontos, contra três do 1º de Agosto, que ocupa o segundo lugar.
Tal como começou a fase regular, a equipa da Polícia liderada por Alberto de Carvalho “Ginguba”, começou da melhor maneira a fase de grupos, ao conseguir duas soberbas vitórias, uma delas frente ao poderoso 1º de Agosto. Depois de ter batido na sexta-feira o ASA, de Carlos Dinis, por 91-86, a equipa da Polícia, que continua a fazer uma campanha sensacional, vergou no seu reduto a formação do 1º de Agosto, por 98-90, assumindo de forma isolada o comando do Grupo A, com quatro pontos. O 1º de Agosto, à saída da segunda jornada do Grupo A, marcou 190 pontos, o que dá uma média de 95 pontos por jogo, tendo sofrido 177.
Já o Interclube anotou 189 pontos, menos um que a equipa militar, obtendo por isso, uma média de 94,5 pontos por jogo. Os pupilos de Ginguba sofreram 176 pontos, menos um que o 1º de Agosto. O Petro de Luanda, vencedor da fase regular, ocupa o terceiro posto, com dois pontos, menos um jogo, ao passo o ASA e o Liboilo ocupam as últimas posições, com dois e um ponto. No Grupo B, a liderança pertence à equipa do FC Vila Clotilde, que em duas partidas obteve dois triunfos (quatro pontos). O Vila marcou 157 pontos, estando com uma média de 78,5 pontos por jogo. O Progresso do Sambizanga, segundo classificado, com três pontos, marcou 188, em duas partidas, e obteve uma média de 94 pontos por partida.

NO SÁBADO
Polícias preparam recepção aos libolenses

Moralizados com a dupla vitória do final de semana, a equipa do Interclube reatou ontem a sua preparação, a pensar já no confronto de sábado, no Pavilhão 28 de Fevereiro, em que terá pela frente o Recreativo do Libolo, equipa campeã nacional em título. Depois de ter conseguido duas importantes vitórias no arranque da fase de Grupos, a equipa da Polícia prepara-se com todos os cuidados a fim de conseguir o seu terceiro triunfo consecutivo.
Alberto de Carvalho “Ginguba” assegurou que o grupo está em prontidão, para mais uma jornada, onde espera arrancar os dois pontos em disputa.
Clinicamente o grupo respira saúde, facto enaltecido pelo técnico angolano que prepara o conjunto para a etapa derradeira da competição. “Felizmente não temos mais problemas de lesões e espero que continuemos assim, porque a fase a doer da prova está aí a chegar”, asseverou Alberto de Carvalho “Ginguba”. Já a equipa militar que na sexta-feira medirá forças com o Atlético Sport Aviação (ASA), no sábado desloca-se no Dream Space, em Viana, ao encontro do Petro de Luanda, que nesta fase da competição vai realizar toda a primeira volta na condição de equipa visitada.
MC

AFROBASKET
Fiba-Afrique define datas
A XXVII edição do Campeonato Africano das Nações de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket, disputa-se de 20 a 31 de Agosto do corrente ano, na Costa do Marfim, de acordo o site do organismo que tutela a modalidade no continente africano. Para a aludida competição estão já apuradas as dezasseis selecções que vão disputar os três passes que dão acesso ao Campeonato do Mundo de 2014, a decorrer no Reino de Espanha.

Trata-se da Costa do Marfim, como país anfitrião, Tunísia, campeão africana em título, Angola, segundo classificada da última edição do Afrobasket, Nigéria, terceiro colocado, Burkina Faso (estreante), Marrocos, Argélia, Senegal, Cabo Verde, República Centro Africana, Camarões, Congo Democrático, Egipto, Ruanda, Moçambique e Zâmbia. Senegal é país com mais presenças em fases finais de um Campeonato Africano das Nações, com vinte e seis, seguido do Egipto, Costa do Marfim e Tunísia, com 21 e 20 presenças respectivamente. Entretanto, Angola é a selecção mais titulado do continente, com dez troféus, em dezoito presenças. Os angolanos vão a busca do decimo primeiro troféu. Já o Afrobasket em seniores femininos será disputado em Moçambique, de 20 a 29 de Setembro do ano em curso.
M.C

19 Comments:

Enviar um comentário

<< Home