Africa Basquetebol

16 março 2013

ANGOLA : 1º de Agosto afasta Interclube

O 1º de Agosto garantiu o passe para as meias -finais da Taça de Angola ao bater ontem à noite, no pavilhão 28 de Fevereiro, o Interclube, por 90-64, em partida referente à segunda-mão dos quartos-de final. A equipa militar entrou para a quadra de jogo ciente de que o adversário estava disposto em desfazer a vantagem do jogo da primeira-mão, em que os pupilos de Paulo Macedo venceram em casa por 91-96. Ás ordens de Alberto de Carvalho “Ginguba”, o Interclube surpreendeu pela negativa ao praticar um basquetebol sem fio de jogo, vulnerável em termos defensivos e perdulário no ataque.
Fruto de maior disciplina táctica do 1º de Agosto, o Interclube já perdia por 20 pontos (24-04) antes do fim do primeiro quarto, que terminou em 26-09. Nesse período, Ginguba e Necas tentaram fazer várias correcções, sobretudo, na defesa que já havia sido visada pelo lado contrário. A ausência de Eduardo Mingas facilitou, de certa forma, a manobra militar. Os adeptos do Interclube continuaram a acreditar no bom desempenho da equipa até nos minutos iniciais do segundo quarto, quando os índices de finalização registaram ligeiro incremento. Porém, tudo foi “sol de pouca dura”. A equipa entrou em “queda livre”, mercê das investidas mal sucedidas, quando o 1º de Agosto se galvanizava nas transições rápidas de defesa-ataque e geria com eficácia o jogo exterior no quarto em que voltaram a superiorizar-se por 50-27.
Nos dois últimos tempos, viu-se um Interclube em debandada, rendido à superioridade técnica dos visitantes; sem argumentos para dignificar os adeptos. Do lado do 1º de Agosto, constatou-se o desdobrar de uma equipa com facilidade quer no jogo exterior quer no jogo interior, o que permitiu dilatar a resultado de 73-44 para 90-64. Noutros encontros, o Clube Desportivo e Recreativo do Libolo venceu o Progresso do Sambizanga por falta de comparência, o Atlético Sport Aviação venceu o Vila Clotilde por 109-88, ao passo que o Atlético Petróleos de Luanda também passou apesar de perder po73-86 frente a Universidade Lusíada. As meias-finais disputam-se na terça-feira com as partidas entre 1º de Agosto – Petro de Luanda e Recreativo do Libolo – ASA.

Com arbitragem de: António Bernardo, Osvaldo Neto e Mbunga Pedro, as equipas marcaram da seguinte forma:

 Interclube – Edmundo Ventura (00), Francisco Horácio (08), Osvaldo Viera (03), Vasco Estêvão (00), Henry Uhegwu (11), Jorge Tati (00), Muamba Ilunga (01), Lifetu Selenge (08), Cristóvão Oliveira (00), Roderick Neal (16), Miltom Barros (09) e Joaquim Xavier (08).
Técnico: Alberto Carvalho (Ginguba).

1º de Agosto - Armando Costa (02), Adilson Baza (04), Edimir Lucas (05), Reegie Moore (09), Felizardo Ambrósio (09), Joaquim Gomes (14), Cedric Isom (14), Carlos Almeida (04), Agostinho Coelho (01), Hermenegildo Santos (12), Francisco Machado (03) e Islando Manuel (13).
Técnico: Paulo Macedo.
MASSIFICAÇÃO

Inter-provinciais agitam Lubango
A cidade de Lubango vai acolher na presente época desportiva vários torneios inter-provinciais, com destaque para os da região Sul, no âmbito da massificação e desenvolvimento do basquetebol junto das camadas de formação. A informação foi prestada por Henriques Albano, presidente da Associação provincial de basquetebol da Huíla. O responsável associativo assegurou que a prioridade vai para as equipas dos escalões de formação das províncias de Benguela, Namibe, Huambo e Cunene. O convite vai estender-se às equipas de Luanda para conferir maior carisma aos torneios em função da maior desenvoltura competitiva e técnica que apresentam, disse Henrique Albano.
Os torneios vão ser realizados nas datas de celebração ou feriados. Nesse sentido, a Associação da Huíla está aberta a todas as entidades e empresas públicas e privadas que queiram inserir no calendário de provas as suas datas de constituição. “Além do basquetebol feminino, queremos que o masculino também tenha êxito na província da Huíla”, disse Henrique Albano.
BENIGNO NARCISO, NO LUBANGO