Africa Basquetebol

22 janeiro 2013

ANGOLA : 1º de Agosto e Interclube com tarefea fácil na Taça


Equipas asseguram prontidão para a disputa da Taça de Angola que arranca hoje com duas partidas
Fotografia: Jornal dos Desportos
Interclube e 1º de Agosto, equipas candidatas à conquista da XXVIII edição da Taça de Angola em basquetebol em seniores femininos, têm hoje tarefas facilitadas. Vice-campeã nacional, a equipa da Polícia defronta, às 17h00, no pavilhão do CODENM, a frágil formação do Juventude de Viana. As “militares”, campeãs nacionais em título, recebem, no mesmo recinto, às 19h00, o Grupo Desportivo O Maculusso.
A prova é disputada por estas quatro equipas. Na primeira fase, joga-se no sistema de todos contra todos a uma volta. Nas meias-finais, a primeira classificada da primeira etapa joga com a quarta e a segunda com a terceira. Polícias e militares afiguram-se como as principais candidatas à conquista do passe de acesso à final, a julgar pela qualidade dos seus plantéis, de longe superiores às adversárias de hoje, que vão apenas animar a competição.
Esta manhã, as quatro agremiações realizam os últimos acertos, antes dos embates de mais logo. Apolinário Paquete, técnico principal do Interclube, tem à disposição todas as unidades, pelo que a vitória não deve escapar à sua equipa. As “polícias” estão empenhadas em salvar a época desportiva 2012/2013, em que perdeu o título de campeã nacional a favor das "militares". O Juventude de Viana vai procurar dificultar ao máximo os intentos da equipa adstrita à Polícia Nacional.
Moralizada com a conquista do Campeonato Nacional e a jogar no seu reduto, a formação militar não deve encontrar dificuldades para ultrapassar o Maculusso, equipa constituída, na sua maioria, por jogadoras jovens e inexperientes. O tira-teimas acontece na próxima quinta-feira, 24, quando o Interclube receber, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a partir das 19h00, o 1º de Agosto, partida que vai definir o primeiro colocado da primeira fase.
Depois de terem perdido o título nacional para o 1º de Agosto, as pupilas de Apolinário Paquete estão ansiosas por ajustar as contas, na segunda jornada da Taça de Angola. Ainda na quinta-feira, no mesmo recinto, o Juventude de Viana mede forças com o Maculusso. No sábado, disputa-se a última jornada com o seguinte emparceiramento: Interclube-Grupo Desportivo O Maculusso, às 15h00, no Dream Space, em Viana, 1º de Agosto-Juventude de Viana, às 17h00, no mesmo recinto.

NO CUITO
"Nacionais" jovens arrancam hoje

O comité organizador dos campeonatos nacionais de basquetebol, em juniores masculinos e femininos, efectua esta manhã, o sorteio da competição, que arranca esta tarde a termina a 5 de Fevereiro, na cidade do Cuito, Bié. Carlos Reis, Conselho Técnico da Associação Provincial de Basquetebol do Bié, disse que a organização tem criadas todas as condições técnicas e logísticas para a realização das provas. Aquele membro da organização acrescentou que é da responsabilidade dos clubes as despesas com a alimentação, acomodação e preparação dos atletas, por se tratar de uma categoria intermédia, que antecede o escalão sénior. Este ano, além do Sporting Petróleos, participam nos campeonatos nacionais de juniores, pela província do Bié, as equipas do Vitória Atlético Clube e o Benfica Sporting Clube do Andulo. Luanda, Huambo, Benguela e Kwanza-Sul participam nos campeonatos.