Africa Basquetebol

30 setembro 2012

ANGOLA : Maputo acolhe Afrobasket


Conjunto angolano pretende voltar a conquistar a medalha de ouro na capital moçambicana e manter a hegemonia no continente

Fotografia: José Cola
A cidade de Maputo alberga em Setembro de 2013 o Campeonato Africano de Basquetebol seniores femininos, denominado Afrobasket, apurou o Jornal de Angola no site da FIBA-África.
A decisão foi tornada pública recentemente naquele país do Índico aquando da disputa em Agosto do Campeonato Africano masculino de Sub-18 e após o encontro entre o presidente da FIBA-África, Dieudonné Eseka Mabusa, e o ministro dos Desportos moçambicano, Pedrito Caetano.
Com a indicação, os moçambicanos substituem assim os malianos na organização da prova, que qualifica os três primeiros classificados para o Campeonato do Mundo de 2014, a decorrer de 27 de Setembro a 5 de Outubro, na capital turca, Istambul.
Angola, na condição de campeã em título, e Moçambique, país organizador, têm já presença assegurada no evento. Os outros participantes marcam presença por via da disputa dos torneios zonais.
A Selecção Nacional, orientada por Aníbal Moreira, conquistou em 2011 o seu primeiro troféu de campeã africana, ao vencer na final o Senegal, por 62-54. Ao intervalo, as angolanas venciam as senegalesas, então campeãs africanas em título, por 32-26.
Com a vitória, a selecção nacional angolana garantiu igualmente a qualificação inédita para os Jogos Olímpicos de Londres deste ano.
Em 46 anos de disputa, sete países já levantaram o troféu de consagração do escalão máximo do basquetebol feminino africano.

7 Comments:

Enviar um comentário

<< Home