Africa Basquetebol

28 setembro 2012

ANGOLA : Equipas assistem ao sorteio

A reunião técnica para o sorteio e definição dos moldes de disputa do Torneio Zonal de basquetebol, a decorrer de amanhã a 4 de Outubro em Maputo, acontece hoje à tarde naquele país, soube o Jornal de Angola do director para a modalidade do 1º de Agosto, Sílvio Lemos.
Na reunião da prova que qualifica o primeiro e segundo classificados para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, vão ser ainda abordados os horários de jogos e de treino, assim como o campo para a realização das partidas.
Em Maputo, já se encontra o 1º de Agosto, vice-campeão do Campeonato Nacional, BAI-Basket´2012. Os agostinos estão no palco da competição sem o capitão de equipa, Carlos Almeida, por ter tomado ontem assento como deputado.
O extremo junta-se aos restantes companheiros no sábado ou o mais tardar na segunda-feira, assegurou Sílvio Lemos.
De fora desta operação, por razões de naturalização, está o extremo Mário Correia. O extremo, de nacionalidade cabo-verdiana, solicitou a nacionalidade angolana.
Hoje ou amanhã devem pisar o solo dos “irmãos do Índico” as outras duas formações angolanas, Recreativo do Libolo, na qualidade de campeão, e Petro de Luanda, terceiro no último nacional maior da bola ao cesto, e que chega a esta fase após solicitação feita pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) para a sua integração.
O impasse no embarque dos libolenses e petrolíferos prende-se a imperativos de ordem administrativa, soube o Jornal de Angola de fontes ligadas aos dois clubes.
Para a Taça dos Clubes, devem estar presentes em princípio equipas de Angola, Moçambique, Lesotho, Malawi, Suazilândia, Zimbabwe, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Botsuana.
A etapa derradeira é jogada de 10 a 20 de Novembro, em Malabo, Guiné Equatorial.
Paulo Macedo, técnico do 1º de Agosto, levou para Maputo Hermenegildo Santos, Armando Costa, Felizardo Ambrósio, Joaquim Gomes “Kikas”, Francisco Machado, Adilson Baza, Filipe Abraão, Islândio Manuel, Edimir Lucas, Cedric Isom, Reggie Moore, Hélder King e Agostinho Coelho.
Lazare Adingono, treinador do Petro, conta com Paulo Santana, Roberto Fortes, Miguel Kiala, Abdel Gomes, Bráulio Morais, Eric Norman, Pedro Bastos, Paulo Barros “Márcio”, Leonel Paulo, Lionildo Tchokhoda, Parsait Moto, Zola Paulo, Carlos Morais e Hermenegildo M´bunga.
O líder técnico do Libolo tem à disposição Mayzer Alexandre, Edson Ndoniema, Luís Costa, Abdel Boukar, Olímpio Cipriano, Francisco Sousa, Vladimir Ricardino, Tommie Eddie, José Salvador, Afonso Mutau, Escórcio António, Edson Ferreira, António Monteiro e Mohamed Tangara.