Africa Basquetebol

20 setembro 2012

MOÇAMBIQUE : AFROBASKET SUB 18 - Selecção Nacional parte hoje para Dakar

Selecção Nacional (C. Bernardo)
Selecção Nacional (C. Bernardo)

A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol na categoria de Sub-18 parte hoje rumo à cidade senegalesa de Dakar, onde a partir de sábado tomarão parte do Campeonato Africano da modalidade, Afrobasket, naquele país da África Ocidental.


Inicialmente previsto para arrancar hoje, a organização da prova decidiu alterar a data do início, passando para o próximo sábado, dia 22, prolongando-se por uma semana, ou seja, até ao próximo dia 29.
A prova será manchada pelas já confirmadas desistências da Nigéria e da Costa do Marfim, por razões até aqui não especificadas. Falta igualmente a confirmação da República Democrática do Congo e da Guiné Conakry.
Assim, até ontem apenas oito das 12 selecções haviam confirmado a presença, nomeadamente Moçambique, Angola, Egipto, Quénia, Mali, Tunísia, Gana e Senegal.
Entretanto, em relação ao combinado nacional, o seleccionador, Armando Meque, queixa-se da fraca preparação que a equipa teve. Para Meque, a selecção podia estar melhor se tivesse tido uma preparação condigna, que incluísse, por exemplo, um estágio, o que não aconteceu. “Todavia, no seio do grupo há união e acima de tudo, motivação por parte das atletas”.
Em face disso, Armando Meque é de opinião que não se deve ter uma ambição desmedida em relação à selecção, mas o objectivo do grupo é conseguir estar pelo menos entre os quatro melhores da prova.
“Temos que fazer coisas por passos. Primeiro lutarmos para atingir a segunda fase e depois arrancarmos um dos quatro primeiros postos”, sublinhou, não descurando a lutar pelos dois primeiros postos que dão acesso directo ao Mundial do próximo ano.
Devido às lesões e problemas relacionados com as idades, o seleccionador nacional viu-se obrigado a reduzir o número de convocadas de 17 para 12 atletas, que são:
Ludmila Rangel, Hasman Pedro, Yara Pelembe, Lina, Tamara Seda, Rosa Cossa, Paula Chiau, Lacelissa Vilanculos, Sheila Chagual, Denisa Ernesto, Negita da Graça e Flávia Alcino.