Africa Basquetebol

11 setembro 2012

ANGOLA : Gonçalves Muandumba quer formação no Basquetebol


Muandumba, reconheceu a necessidade de maior aposta nos escalões
Fotografia: Jornal dos Desportos
O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, reconheceu a necessidade de maior aposta nos escalões de formação e expansão do basquetebol em todas as províncias do país. Em declarações à Angop, à margem do encerramento da acção formativa de novos talentos de basquetebol (Sprite NBA Clinics), apadrinhada pelo jogador da liga profissional norte-americana Luol Deng, o governante garantiu o apoio das autoridades nacionais em eventos do género. “Expressamos a nossa satisfação pela iniciativa que visa proporcionar aos jovens angolanos a oportunidade de iniciarem a prática de uma modalidade bastante apreciada no país. É preciso estender para as demais regiões do país as iniciativas, para que o basquetebol atinja todas as províncias, municípios e comunas”, disse.

Gonçalves Muandumba acrescentou que os promotores da iniciativa estão de parabéns, pelo que poderão contar sempre com a solidariedade e o apoio do órgão que tutela o desporto angolano, para que o basquetebol dê passos quantitativos e qualitativos. “A estratégia do desenvolvimento do desporto, aprovada no conselho alargado do Ministério da Juventude e Desportos (MJD), este ano no Cunene, já prevê também uma atenção e dinâmica específica ao basquetebol. Assim, podemos pensar no alargamento dos espaços de captação de talentos e praticantes da modalidade”, sublinhou. Os encontros nacionais das distintas modalidades desportivas, com o propósito de abordar e estabelecer as estratégias e formas de desenvolvimento, entre outros, também mereceram referências por parte do titular da pasta da Juventude e Desportos.

“Todas as modalidades devem fazer um encontro nacional, para analisarem o estado das respectivas disciplinas, onde deverão, por exemplo, rever os campeonatos, aumento de equipas, a formação, o basquetebol nas escolas e outras questões inerentes”, frisou. No encerramento do “clinic”, que decorreu nos campos do INEF-Maristas, Gonçalves Muandumba fez a entrega de certificados aos 23 praticantes seleccionados, de um universo de perto de uma centena de crianças e adolescentes. No último dia, o extremo britânico do Chicago Bulls, Luol Deng, em parceria com treinadores nacionais, passou a sua experiência e exemplos aos novos praticantes e definiu os 23 mais talentosos do grupo. A iniciativa é da fundação do basquetebolista angolano Kikas Gomes. Além do profissional britânico, também contou com as presenças do vice-presidente para o desenvolvimento da NBA em África, Amadou Fall, bem como Kátia Muchanga dos Santos, a “Brand Manager” da Coca-Cola, responsável do projecto Sprite NBA Clinics.