Africa Basquetebol

25 agosto 2012

ANGOLA : Técnico da selecção nacional confiante em boa prestação


Cinco nacional cumpre a segunda fase da preparação
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico principal da Selecção Nacional de basquetebol sub-18, em femininos, Fernando Sapalo, está confiante numa boa prestação do combinado angolano no Campeonato Africano de Basquetebol que a capital do Senegal, Dakar, vai acolher de 20 a 29 de Setembro próximo, não obstante as dificuldades de trabalho. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico fez um balanço positivo sobre os dois jogos de controlo que as pré-seleccionadas realizaram diante as equipas seniores femininas do Desportivo do Maculusso e do Interclube, ao frisar que as atletas estão a interpretar bem os aspectos tácticos explorados na primeira fase da preparação.

A cerca de 25 dias para o início da competição, o técnico acredita que muita coisa pode ser feita para potenciar o nível técnico das suas comandadas. O facto da equipa ainda não ter sido contemplada com o estágio tem-se revelado, em certa medida, uma circunstância negativa, uma vez que a concentração das atletas num local de estágio traz sempre repercussões positivas sobre a vertente psicológica. De acordo com o técnico, a equipa deveria estar concentrada no complexo Dream Space, que se localiza no município de Viana, mas até ao momento não se sabe se tal promessa será concretizada, tendo em conta a escassez de tempo.

Contudo, realça o espírito de entrega com que o conjunto tem trabalhado perante as adversidades. Questionado sobre as informações que tem sobre as outras equipas, o técnico disse que não tinha dados concretos e limitou-se a dizer que maior parte delas já trabalham há mais de dois meses, motivo pelo qual se perspectiva grandes dificuldades na competição que vai apurar apenas as duas primeiras equipas para o campeonato do Mundo.

Quanto a situação das atletas vindas de outras províncias, o técnico disse que “estão instaladas no centro de Alto rendimento de Angola, que se situa no Complexo da Cidadela Desportiva” e que “a direcção da Federação Angolana de Basquetebol tem feito um esforço para que não lhes falte o mínimo para uma estadia condigna”.“Aguardamos, a qualquer momento, que possamos reunir a equipa no Dream Space, como estava previsto, pois o grupo precisa de estar mais concentrado no trabalho. Os jogos que já realizamos servem para tirar ilações muito positivas, daí que seja imperativo aproveitarmos, da melhor forma, o tempo que nos resta”, disse o técnico.