Africa Basquetebol

23 agosto 2012

CABO VERDE : Kitana Cabral vai a Genebra discutir dupla nacionalidade na selecção

Kitana Cabral vai a Genebra discutir dupla nacionalidade na selecção

Uma delegação encabeçada pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol deverá deslocar em Setembro à sede da Federação Internacional de Basquetebol em Genebra (Suíça), munidos de documentos e argumentos para discutir a questão da dupla nacionalidade de atletas da selecção. Kitana Cabral pretende desbloquear a situação dos três atletas que foram impedidos de disputar o torneio da Zona II, que decorreu entre os dias 12 e 18 de Agosto, mas também prevenir casos futuros, como o de Ryan Gomes que já manifestou interesse em disputar o Afrobasket 2013.

Ainda sem data para a partida, Kitana Cabral explica que a FCB esté a preparar toda a logística, juntamente com os ministérios do Desporto, Justiça, Administração Interna e outros serviços, como a Conservatória dos Registos, para poderem chegar à Suíça bem documentados para discutir a questão da dupla nacionalidade de Pedro Silva, Jean-Claude Rodrigues e BJ Monteiro, provenientes de Portugal, Senegal e dos Estados Unidos, respectivamente. Pretende ainda prevenir futuras situações similares. “Temos também o caso do basquetebolista Ryan Gomes, que joga na NBA mas que já mostrou interesse em dar o seu contributo para a selecção nacional no Afrobasket 2013. Portanto, temos de resolver esta situação agora”, explica o presidente da FCB.
Recorde-se que Pedro Silva, Jean-Claude Rodrigues e BJ Monteiro foram impedidos pela FIBA-África de disputar as restantes partidas durante o torneio da Zona II realizado na cidade da Praia – jogaram apenas contra a Mauritânia - devido à sua condição de dupla nacionalidade, não reconhecida pelos delegados da FIBA África. Por causa disso, Cabo Verde jogou cinco das seis partidas do torneio com apenas nove jogadores, contra os seus adversários que apresentaram 12 atletas.
Kitana Cabral explica que foi a primeira vez que a FIBA tomou esta decisão depois que mudou a regra 3.22, criada especificamente para proteger os países pequenos que perdem atletas com dupla nacionalidade para os grandes. “Esta lei é uma faca de dois gumes. Se por um lado protege os países pequenos e sem o poder dos mais fortes, também pode ser penalizante para os pequenos como nós, como o que aconteceu agora durante o torneio da Zona II. Mas não é apenas Cabo Verde que é prejudicado pelo que a FIBA já está a trabalhar esta questão. São muitos países nesta situação”.
Por causa disso, o presidente da FCB acredita que a FIBA vai posicionar-se favoravelmente às reivindicações desses países e estes atletas cabo-verdianos deverão integrar o combinado crioulo na fase final do Afrobasket, que se disputa em Agosto de 2013 na Costa do Marfim. O Torneio da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África, disputado na Praia, determinou o apuramento do Senegal (1º) e Cabo Verde (2º) para o Afrobasket’2013. Pelo caminho ficaram as selecções nacionais do Mali e da Mauritânia.