Africa Basquetebol

23 março 2012

ANGOLA : Inter revalida título Nacional ao vencer ontem o 1º de Agosto

Catarina Camufal recebeu o troféu de campeã nacional das mãos do ministro Muandumba
Fotografia: Jornal dos Desportos
Numa partida em que ficou marcada por um “apagão”, fruto de um corte de energia registado no Pavilhão Principal da Cidadela, a formação do Interclube reconfirmou o seu domínio e derrotou ontem a sua similar do 1º de Agosto, por 55-45, na terceira partida dos play-offs da final 28 edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos. Com este triunfo, as pupilas de Apolinário Paquete fizeram a dobradinha da temporada 2012, depois de terem conquistado já a Taça de Angola e mantêm o estatuto de melhor equipa a nível doméstico e do continente berço da humanidade (africano).

Os dois primeiros períodos em que foram registados nada menos, nada mais do que nove igualdades, foi marcado pelo signo de equilíbrio. Aliás, o resultado ao intervalo (26-27) a favor da formação adstrita a Polícia Nacional espelha perfeitamente o quão foi disputado os quartos em referência. A entrada do terceiro período, a equipa militar bloqueou por completo, fruto naturalmente da pressão exercida pelo grémio da polícia, que nesta etapa de jogo conseguiu um parcial de 15-0, ante o olhar impávido e sereno do técnico Aníbal Moreira que se esqueceu inclusive de solicitar um “time out” para abrandar o pendor ofensivo das polícias.

Em dez minutos, a equipa rubro e negra converteu apenas cinco pontos, contra vinte do Interclube, para o desalento da clack militar que muito fez para empurrar a sua equipa à vitória. O Interclube que não contou com os préstimos de Sónia Guadalupe e Tierra Henderson, ambas castigadas pelo Conselho de Disciplina da FAB, em face dos desacatos do dia 8 de Março, venceu o terceiro período por 20-6. Com a vitória assegurada, a formação do Interclube limitou-se a gerir o resultado até ao apito final, apesar da formação militar que também esteve desfalcada de Felizarda Jorge e Isabel Francisco, ter reduzido para dez pontos de diferença (53-43), quando restavam poucos minutos para o termo do desafio. Nadir Manuel, atleta do Interclube, foi a cestinha da partida, com 17 pontos, ao passo que no 1º de Agosto, Nacissela Maurício esteve em destaque, com onze pontos.

Superioridade
Polícia domina cinco do Nacional

A formação do Interclube colocou três atletas no cinco ideal da 28ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos que ontem encerrou com a consagração da agremiação da Polícia Nacional, que arrebata o ceptro pelo terceiro ano consecutivo. Trata-se de Danielle Green, americana de nacionalidade, Nadir Manuel e Catarina Camufal. Nacissela Maurício e Felizarda Jorge, ambas do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, completaram a equipa ideal da edição 28 do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”. A norte-americana Danielle Green foi a MVP (Jogadora Mais Valiosa) do Nacional.

BAIBASKET
1º de Agosto cumpre calendário
Líder incontestável da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, com 37 pontos, a equipa do 1º de Agosto recebe hoje, a partir das 18h00, no seu “reduto”, o Sporting de Cabinda, em desafio referente à vigésima jornada, num encontro onde os “militares” vão apenas cumprir calendário. Com um plantel superior em termos de valores individuais e mesmo em termos de colectividade, o clube das Forças Armadas Angolanas vai jogar para somar mais um triunfo e cimentar, desde modo a liderança do BAI Basket, já que terá pela frente um conjunto modesto, que se debate com a falta de pagamento de salários.

O técnico Mário Palma, ao serviço da equipa rubro e negra, vai aproveitar a partida para rodar jogadores que têm sido pouco utilizados durante a fase regular que caminha para o seu final, como é o caso de Filipe Abraão, Gerson Monteiro, Islando Manuel, Hermenegildo Santos e Adilson Baza. A formação do Libolo, terceira classificada do BAI Basket, com 35 pontos, defronta às 18h00, no pavilhão número dois da Cidadela de Luanda, a equipa do Futebol Clube Vila Clotilde, num embate onde o representante da vila de Calulo é claramente favorito.
O Petro de Luanda assumiu provisoriamente o segundo lugar, com 36 pontos, mercê da vitória de ontem, frente à Lusíada, em partida de antecipação da 20ª jornada. O Interclube recebe no Pavilhão 28 de Fevereiro, às 18h00, o Cduan, o Vila Estoril mede forças com o Sporting de Luanda, às 14h00, na Cidadela, ao passo que o ASA defronta às 16h00, no Nexo, o Clube Amigos de Viana. MC

Declarações dos técnicos

Aníbal Moreira|1º de Agosto
“Erramos no terceiro período”
Por seu lado, Aníbal Moreira, técnico principal do 1º de Agosto, reconheceu que a sua formação acabou por perdeu o jogo fruto do péssimo terceiro período. “As minhas atletas têm que perceber que o jogo tem quarenta minutos. Fizemos um bom primeiro e segundo períodos mas, claudicamos no terceiro e praticamente a história do jogo foi decido nesta etapa. Temos que continuar a trabalhar para os futuros compromissos”.

Apolinário Paquete |Interclube
“Foi uma vergonha”
Em jeito de desabafo, Apolinário Paquete, técnico principal do Interclube, prometeu deixar a alta competição e dedicar-se as camadas de formação. Paquete considerou de vergonhosa a decisão do Conselho Jurisdicional da Federação Angolana de Basquetebol, que ilibou Nacissela Maurício e Domitila ventura, depois de terem sido punidas pelo Conselho de Disciplina da FAB. “Gostaria de agradeceu a Deus por me ter proporcionado mais uma conquista. Fez-se justiça. O que aconteceu foi uma pouca-vergonha e espera que a decisão do Conselho Jurisdicional da FAB não se repercuta no futuro. Se o problema é o Paquete então eu me retiro e fico a cuidar das camadas de formação”, desabafou o técnico do Interclube que se mostrou indignado com a decisão.

Ficha técnica

Pavilhão Principal: Cerca de três mil pessoas
Comissário: José Carlos
Arbitragem: Carlos Júlio, Deidre Figueiredo e António Bernardo

1º de Agosto: Finesa Eusébio (4), Janeth Zás (0 ), Domitila Ventura (4 ), Claúdia Dundão (0), Madalena Félix (4), Deolinda Gimo (5), Mangongo Nelly (6 ), Nacissela Maurício (11), Ernestina Neto (6 ), Mbiya Mireille (1 ), Ângela Cardoso (4), Bokomba Masela (0)
Treinador: Aníbal Moreira

Interclube: Catarina Camufal (4 ), Judith Queta (0), Neusa Afonso (8 ), Astride Vicente (13), Celina Conceição (0), Luísa Tomás (0), Nadir Manuel (17), Luiza Adão (0), Angelina Golombe (0), Nguendula Filipe (4), Danielle Green (9).
Treinador: Apolinário Paquete

Marcha do marcador: 15-13, 26-27, 32-47, 55-45

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home