Africa Basquetebol

13 dezembro 2011

MOÇAMBIQUE : “NACIONAL” DE BASQUETEBOL EM SENIORES MASCULINOS - Fer. Beira-Costa do Sol prato forte da jornada

A QUARTA jornada da Liga Nacional de Basquetebol em seniores masculinos tem como prato forte o desafio entre o Ferroviário da Beira e o Costa do Sol, agendado para hoje, às 18.00 horas, no pavilhão do Maxaquene



Uma vitória de uma das equipas coloca-as em posição privilegiada na série B e igualmente com boas perspectivas de transição para os quartos-de-final. É de olho no apuramento para a segunda fase do “Nacional” que os beirenses e “canarinhos” se farão ao remodelado pavilhão dos “tricolores”.
Embora se trate de equipas com jogadores possuidores de bom nível técnico e já experimentados em provas de género uma vez que frequentemente vêm marcando presença, o factor confiança e de animosidade pende para os “locomotivas” da Beira que lograram alcançar duas vitórias convincentes, enquanto os “canários” tiveram uma estreia pálida, no domingo, na derrota com os “tricolores”.

Esta noite os adeptos da bola-ao-cesto terão a oportunidade de assistir a este confronto e de testemunhar até que ponto os beirenses podem manter o alto ritmo diante de um adversário que pretende limpar a má imagem deixada no jogo inaugural.
A jornada abre, às 14.00 horas, com o campeão nacional, o Maxaquene, a medir forças com o Instituto Superior Politécnico de Tete, em jogo da mesma série. Os “tricolores” têm aqui a oportunidade de não só ganhar como chegar à fasquia dos 100 pontos atendendo que os tetenses são claramente os mais acessíveis da prova e vêm apresentando um nível muito inferior comparativamente aos restantes participantes.
A seguir será a vez do representante da província do Maputo, Matolinhas, ter a difícil tarefa de enfrentar o Ferroviário de Maputo em partida da série A. Os “locomotivas” na qualidade de candidatos ao título são favoritos a conquistar os dois pontos em disputa.
A ronda encerra com o Desportivo a bater-se, a partir das 20.00 horas, com a Soprotecção de Quelimane. Os “alvi-negros” terão que ter muitas cautelas se não quiserem ter um desgosto pois os quelimanenses já mostraram ao vencer a UP, no domingo, que não vieram a Maputo em passeio. Em perspectiva um bom jogo de basquetebol a fechar a ronda.
Refira-se que amanhã termina a fase de grupos, na quinta-feira será dia de descanso, e na sexta-feira arrancam os quartos-de-final, pelo que na jornada de hoje ficarão conhecidos os primeiros apurados.

Resultados de ontem
SÉRIE A
UP- Ferroviário do Maputo (29-79)
Soprotecção de Quelimane-Matolinhas (74-54)
Desportivo ficou de fora
SÉRIE B
IS Politécnico de Tete-Costa do Sol ( 55-97)
A Politécnica-Ferroviário da Beira (50-57)
Maxaquene ficou de fora

Quadro de Jogos
HOJE
Pavilhão do Maxaquene
Série A
16.00h – Matolinhas-Ferroviário do Maputo
20.00h – Soprotecção de Quelimane-Desportivo
UP fica de fora

Série B
14.00h – IS Politécnico de Tete-Maxaquene
18.00h – Costa do Sol-Ferroviário da Beira
A Politécnica fica de fora