Africa Basquetebol

17 dezembro 2011

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL DE BASQUETEBOL EM SENIORES MASCULINOS: Velho “derby” à hora do jantar

NÃO podia ter calhado melhor prato, à mesa do jantar de hoje dos adeptos da bola-ao-cesto, que não fosse o velho “derby” Maxaquene-Desportivo, para as meias-finais da Liga Nacional de Basquetebol. A anteceder, a irmandade “locomotiva” será seguramente posta de lado no duelo Ferroviário de Maputo-Ferroviário da Beira.



Os prognósticos e conjecturas da esmagadora maioria das pessoas que religiosamente vêm acompanhando a Liga Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos caíram em “saco roto”. Isto porque, pela evolução dos acontecimentos, tudo levava a crer que a final de amanhã, na “catedral”, coloria frente-a-frente os vizinhos e eternos rivais Maxaquene e Desportivo, à semelhança do ano transacto. Mas debalde!
E o “culpado” desta situação é o Ferroviário de Maputo, que, ao derrotar (59-48) o Desportivo no epílogo da primeira fase, ganhou a Série “A” e, consequentemente, nas meias-finais, “evitou” o vencedor da Série “B”, neste caso, o Maxaquene. Por outras palavras, os “locomotivas” deixaram a batata quente de enfrentar o campeão na véspera da grande final nas mãos dos “alvi-negros”, numa competição em que a formação treinada por Horácio Martins não apresenta os índices exibicionais que lhe são peculiares.
Apesar de tudo, e porque um encontro entre estes dois times é sempre motivo de uma atenção especial, acreditamos que mais logo, a partir das 20.00 horas, o jantar será verdadeiramente um regalo, até porque o cheiro do “canecão” está cada vez mais próximo. Neste caso concreto, não será iminentemente a discussão do título, no entanto, o espectáculo, esse, estará presente no pavilhão dos “tricolores”.
Com o Maxaquene revigorado e completamente diferente do Maxaquene vulgar que se viu no Campeonato da Cidade – o técnico espanhol Inaki Garcia é, em absoluto, o homem da viragem – esta noite, Fernando Manjate, Samora Mucavele, Sílvio Letela, assim como os reforços que vieram do estrangeiro, terão que ir buscar forças mais renovadas, pois, apesar de um tanto ou quanto abaixo dos seus pergaminhos, Amarildo Matos, David Canivete Jr, Pio Matos Jr e Igor Matavele são um conjunto perifericamente à altura de mudar a tendência dos prognósticos.
Enquanto isto, a partir das 18.00 horas, os adeptos “locomotivas” estarão absolutamente divididos. É que, apesar da irmandade, tanto o Ferroviário de Maputo como o Ferroviário da Beira têm no seu horizonte a final de amanhã. Vai daí, no seu desafio não haverá quaisquer contemplações, digladiando-se a valer. É difícil vaticinar o desfecho desta contenda, dado o equilíbrio que se verifica entre os dois conjuntos, sobretudo porque apostaram bastante forte para o presente campeonato.
Os beirenses têm um “handicap” inevitável e cujo peso poderá vir ao de cima na hora da verdade: a falta de uma competição regular e acima de tudo competitiva, tal como por exemplo tem o seu adversário desta noite. Mesmo assim, os duelos entre Armando Baptista, André Velasco, Eduardo Lone, Ismael Normomade e Lucusa Mutombo, do lado da equipa de Luiz Hernández; e Octávio Magoliço, Custódio Muchate, Sete Muianga, Gerson Novela e Edson Monjane, pela banda de Carlos Aik, será uma realidade.
Ontem, para os quartos-de-final, à excepção do desafio entre Desportivo e Costa do Sol, que foi equilibrado e o triunfo dos “alvi-negros” foi por apenas quatro pontos (65-61), os candidatos passaram sem quaisquer sobressaltos, senão vejamos: Ferroviário de Maputo derrotou A Politécnica por 77-52, Maxaquene venceu Universidade Pedagógica pela marca de 69-46 e Ferroviário da Beira bateu Sporting Soprotecção por 84-53.

Jogos de ontem
QUARTOS-DE-FINAL
Fer. Maputo-A Politécnica (77-52)
Maxaquene-U. Pedagógica (69-46)
Fer. Beira-Soprotecção (84-53)
Desportivo-Costa do Sol (65-61)

Meias-finais
Hoje – Pavilhão do Maxaquene
18.00 – Fer. Maputo-Fer. Beira
20.00 – Maxaquene-Desportivo
A anteceder estes jogos, terão lugar as partidas Matolinhas-ISP Tete (14.00) e A Politécnica-Universidade Pedagógica