Africa Basquetebol

14 dezembro 2011

MOÇAMBIQUE : Nacional” a fervilhar

HOJE será seguramente o dia em que os adeptos do basquetebol terão a oportunidade de se deliciar com jogos de primeira água. O pavilhão do Maxaquene irá começar a “fervilhar” quando, a partir das 18.00 horas, entrarem em campo para medirem forças entre si, o Ferroviário de Maputo e o Desportivo, em partida da quarta e última jornada da Série A. 
Os espectadores mal terão tempo para “respirar” pois, às 20.00 horas, em desafio da Série B, a contar para a mesma ronda, será a vez do campeão nacional, o Maxaquene, medir forças com o Ferroviário da Beira, um “team” que aposta forte na conquista do título. Estar-se-á perante uma dose dupla de desafios dos melhores da actualidade, a nível nacional, ou não se estivessem em campo quatro das melhores equipas da bola-ao-cesto do país em seniores masculinos.
Abordando o embate do princípio da noite, entre “locomotivas” e “alvi-negros” importa realçar que se trata de um encontro entre ilustres conhecidos e que muito recentemente no Campeonato da Cidade do Maputo travaram acesos despiques em três ocasiões com “águias” a ganharem duas e os “verde-e-brancos” noutra. Mas isto são apenas indicadores mais recentes que ajudam a mostrar qual das equipas poderá apresentar maiores índices de confiança. No entanto, não podem ser vistos com uma atribuição de favoritismo, até porque o Desportivo, desde a última edição do Campeonato da Cidade, que vem se mostrando forte nesta prova, mas no “Nacional” treme por todos lados em momentos cruciais motivo pelo qual vai falhando a conquista do título-mor há sete anos.
Já o Ferroviário levantou o “canecão” em 2008 e procura repetir o feito esta época, depois de ter visto o Maxaquene ser campeão em 2009 e 2010. Os “tricolores” que terão pela frente os “locomotivas” da Beira, um adversário que sempre lhes têm sido um osso duro de roer. Tudo indica que enfrentarão muitas dificuldades para superarem os beirenses que surgem bem reforçados e com vontade de vencer.
Os finalistas da edição de 2007 já deixaram vincado, nesta prova, estarem dispostos a lutarem pelo “canecão” até ao limite das suas capacidades.
As honras da abertura da ronda serão feitas pelo Costa do Sol e A Politécnica, que a partir das 14.00 horas, defrontam-se em desafio da Série B. Os “canarinhos” têm pela frente uma equipa acessível e podem fechar a participação na fase de grupos em grande.
Noutra partida, da Série A, Matolinhas e UP decidem, a partir das 16.00 horas, o seu destino. Quem vencer segue para os quartos-de-final.
Soprotecção de Quelimane, na Série A, e ISP de Tete, na Série B, ficam de fora devido ao número ímpar de equipas.