Africa Basquetebol

23 outubro 2011

ANGOLA : Supertaça Romero em risco de adiamento

Ao contrário do que inicialmente estava previsto, a Supertaça Vladimiro Romero em basquetebol sénior masculino envolvendo as equipas do Petro de Luanda e do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul poderá ser jogada a 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional, na cidade do Huambo, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. A prova, que visa homenagear o malogrado técnico angolano Vladimiro Romero, estava inicialmente agendada para 5 de Novembro. De acordo com a nossa fonte, o governo provincial do Huambo, em parceria com a associação local da “bola ao cesto”, estão a envidar esforços para que o certame seja disputado no Dia da Dipanda, ou seja, a 11 de Novembro.

Depois de fazer disputar a prova nas províncias de Cabinda, Benguela e Huíla, nos anos anteriores, este ano, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Gustavo Vaz da Conceição, decidiu levar a Supertaça Vladimiro Romero ao Planalto Central. Entretanto, o Petro de Luanda, campeão nacional em título, continua a projectar a época desportiva 2011/12 em Houston, nos Estados Unidos. Os pupilos de Alberto Babo, português de nacionalidade, efectuaram já três jogos de controlo, tendo ganho uma partida e perdido os outros dois confrontos. Ainda assim, o técnico luso tem destacado o empenho do seu grupo nesta recta final do estágio pré-competitivo.
A equipa do Eixo-Viário tem o seu regresso marcado para dia 30. O Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, formação que foi bastante fragilizada pelo 1º de Agosto e Petro de Luanda, tendo perdido o seu esqueleto base, está em Benguela, onde projecta a nova temporada da “bola ao cesto”.