Africa Basquetebol

04 outubro 2011

AFROBÁSQUETE MALI 2011- Nacissela Maurício MVP

À conquista do Afrobásquete Mali-2011, Angola juntou a este título outros prémios individuais, o principal dos quais o de Melhor Jogadora (MVP), ganho por Nacissela Maurício, a invisível nº 13 que nos Jogos Africanos não terá estado ao nível dos seus pergaminhos, mas que em Bamako foi a carregadora do piano e grande galvanizadora de um conjunto que, essencialmente, primou pelo pragmatismo.


Aliás, para vincar que efectivamente Nacissela foi a basquetebolista mais brilhante deste campeonato, ela venceu o prémio instituído a-propósito da prova pelo Presidente da República do Mali, Amadou Toumani Toure, e que lhe foi entregue pela Primeira-Ministra, Cissé Mariam Kaidama.
O título de Melhor Marcadora foi para Djenebou Sissoko, do Mali, com um total de 131 pontos em oito partidas: cinco da primeira fase, quartos-de-final, meia-final e atribuição da medalha de bronze. O troféu de Melhor Triplista foi outorgado a Astou Traoré, do Senegal; e o de Melhor Ressaltadora, para o qual concorria a nossa Leia Dongue, coube a Djene Diawara, do Mali.
No pódio, como as cinco melhores do campeonato, foram eleitas a Mame Diodio Diouf, do Senegal; as extremos Aya Traoré, do Senegal; e Nacissela Maurício, de Angola; as postes Sónia Guadalupe, de Angola; e Djenebou Sissoko; do Mali.
A medalha de ouro e o troféu da prova foram para Angola; prata para Senegal; e bronze para Mali, igualmente eleito Equipa “Fair-Play”.