Africa Basquetebol

01 agosto 2011

ANGOLA : Decacampeões entram em acção na Borislav Stankovic


A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol começa hoje, às 19h45, a competir na VII edição da Taça Borislav Stankovic, defrontando a congénere da China, na última etapa da sua preparação para o Afrobasket 2011, a decorrer no próximo mês, em Antananarivo, no Madagáscar. Depois do terceiro lugar no torneio de Guimarães, onde iniciaram a fase pré-competitiva do estágio, os decacampeões africanos permanecem no território chinês até dia 9, seguindo posteriormente para a capital malgaxe para defesa do título continental, conquistado em 2009, na Líbia.

Já com os 12 definidos, a equipa angolana vai tentar, nesta quinta presença na Taça Stankovic, repetir a proeza de 2008, quando se sagrou vencedora do torneio, numa altura em que ombreou com as congéneres da Sérvia, Rússia e a anfitriã, China. A adversária de hoje é a décima colocada no ranking da Fiba e está três lugares acima do combinado nacional, o que à partida se revela como uma equipa à altura para testar os níveis competitivos dos decacampeões africanos.

No torneio internacional de Guimarães, em Portugal, a Selecção Nacional averbou duas derrotas e uma vitória, denotando ainda algumas carências tácticas, que segundo o seleccionador nacional, Michel Gomez, seriam consolidadas nos dois torneios que serão disputados a partir de hoje na República da China. Para a primeira etapa desta prova a decorrer até quinta-feira, Angola, 13º colocado do ranking mundial, defronta, além da China, as congéneres da Austrália, nono classificado, e Rússia (11º), enquanto na segunda fase, a disputar-se de 6 a 9 na cidade chinesa de Guangzho, os angolanos terão como adversários a Nova Zelândia (18º no ranking), Sérvia (8º) e China.

A taça, realizada anualmente neste país asiático, desde 2005, é uma homenagem ao sérvio Borislav Stankovic, secretário-geral emérito da FIBA, pelo seu contributo no desenvolvimento da modalidade no mundo, e nela já participaram 18 selecções. Os anfitriões são totalistas, mas não têm qualquer título, ao passo que a Sérvia lidera a galeria com duas taças. Angola, Austrália, Grécia, Lituânia e Eslovénia ganharam uma vez cada, sendo esta última a detentora do troféu.

Eis a equipa nacional: Armando Costa, Milton Barros, Domingos Bonifácio, Carlos Morais, Simão Santos, Leonel Paulo, Jorge Tati, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Miguel Kiala, Kikas Gomes e Valdelício Joaquim. No Afrobasket-2011, a selecção figura no grupo B juntamente com o Senegal, Chade e Marrocos.

Raul Duarte confiante
no troféu do Afrobasket

treinador da equipa do Libobo, Raul Duarte, manifestou no sábado, em Luanda, a sua convicção na conquista do Campeonato Africano Sénior Masculino de Basquetebol Afobasket’2011 pela Selecção Nacional de Angola. Em declarações à Angop, o também seleccionador nacional da equipa que vai disputar os Jogos Pan-africanos de Maputo, afirmou que, pelo trabalho preparatório a ser feito pelo conjunto, no estágio na Europa e Ásia, espera-se por um desempenho positivo na prova continental.

“Em função dos torneios preparativos em que a nossa equipa está a participar, com o propósito de melhorar a sua capacidade competitiva, a julgar pelo empenho e dedicação de todos os seus componentes, espero que esteja na final do Afrobasket”, disse.
Maior aposta na formação e investimentos em infra-estruturas, entre outros, também mereceram a atenção do também secretário-geral da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB), Raul Duarte, que dirige a Selecção Nacional B, que se prepara para os Jogos Pan-africanos.

Selecção
feminina conquista bronze

A Selecção Nacional de Basquetebol Feminino em sub-16 conquistou a medalha de bronze no campeonato africano da categoria, após ter vencido a Tunísia por 59-55, em jogo para as classificativas do terceiro e quarto lugares da prova. O combinado nacional conquistou, durante a competição, mais duas vitórias diante de Moçambique (62-57) e da Argélia (70-40) e perdeu diante das congéneres do Egipto (56-89), Mali (53-55), Tunísia (50-55) e Egipto (meias-finais) por expressivo 41-72. Trata-se da segunda participação de Angola, tendo a primeira acontecido no Mali. Em 2008, tinha ficado na quarta posição, na era do técnico Walter Costa.

1 Comments:

  • No africano que decorreu no Mali, a selecçao de sub 16 de Angola, dirigida pelo técnico Walter Costa, conquistou a medalha de broze, logo ficando classificada na 3a posiçao e nao na 4a como dizem.

    By Anonymous Anónimo, at 1/8/11 17:25  

Enviar um comentário

<< Home