Africa Basquetebol

25 junho 2011

ANGOLA : Michel Gomez afasta hoje dois atletas


Milton Barros, Armando Costa, Domingos Bonifácio e Paulo Santana são os bases que Michel Gomez coloca hoje à parede, quando fizer a primeira triagem na pré-selecção nacional sénior masculina de basquetebol que se prepara em Cabinda, visando a participação no Afrobásket´2011, em Antananarivo, Madagáscar, em Agosto próximo.

Com pensamento na cidade de Pau, França, onde vai fazer o primeiro estágio, Michel Gomez pode cancelar o visto de Paulo Santana, do Petro de Luanda, cujo rendimento está abaixo de demais concorrentes, de acordo com a Angop. Outro sector, que se junta ao de bases, é o de postes. Kikas Gomes, Valdelício Joaquim, Felizardo Ambrósio, Miguel Kiala e Divaldo Mbunga também podem ser encostados à parede. Dos cinco concorrentes, Divaldo Mbunga está mais próximo de constar da lista de dispensados.

A experiência de Kikas e a irreverência de Felizardo Ambrósio, ambos do 1º de Agosto, colocam Divaldo Mbunga, Petro de Luanda, longe dos holofotes. A maturação dos jovens Valdelício Joaquim e de Miguel Kiala suplanta a experiência de Mbunga. A decisão é de Gomez. Embora remotas, há hipóteses de Michel Gomez prescindir de um dos extremos, numa lista em que figuram Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Roberto Fortes e Simão Santos. Este último é o que tem menos probabilidades de continuar no grupo, a par do extremo-poste Jorge Tati.

A selecção regressa amanhã, de Cabinda, e viaja para a cidade francesa de Pau, no sudoeste do país europeu, no dia 3 de Julho, seguindo depois para Portugal, no dia 13, para dar início à preparação técnica com jogos. A equipa nacional já não defronta a congénere portuguesa no primeiro jogo de controlo, uma vez que o torneio de Guimarães, antes agendado para período de 25 a 27, foi antecipado (22 a 24 de Julho). Roménia, Portugal e República Checa vão ser os adversários de Angola na prova.

O secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, admitiu a possibilidade de o “amistoso” com os portugueses acontecer depois do torneio, entre os dias 25 e 26 de Julho. No dia 29, a equipa nacional desloca-se à China, já com os 12 eleitos para o Afrobasket’2011 e vai participar em duas Taças Stankovic, pois a Taça Diamante, que habitualmente decorre no mesmo país, não vai ser realizada. A primeira realiza-se de 1 a 4 de Agosto e a segunda de 6 a 9 do mesmo mês, fazendo quatro jogos em cada uma. No dia 10 de Agosto, os campeões africanos seguem para o Madagáscar, onde disputam o Afrobasket’2011, no grupo B, ao lado do Tchad, Marrocos e Senegal.

Armando Costa
enaltece filosofia de Michel Gomez

A filosofia de trabalho de Michel Gomez está a ser bem gerida pelos integrantes da pré-selecção nacional de basquetebol sénior masculina que se prepara para o Afrobásket´2011. Armando Costa, base do 1º de Agosto e da selecção nacional, enalteceu a metodologia de trabalho do técnico francês, no termo de mais uma sessão de treinos realizada ontem, de acordo com a angop.

"O treinador tem uma filosofia diferente daquela que estamos habituados, mas somos profissionais e lidamos normalmente com mudanças", disse o base que reconheceu não estar na sua melhor forma técnica. Quanto aos adversários, Armando Costa considera o Senegal o principal opositor de Angola na série B, dada a qualidade dos seus jogadores, mas não descura a formação marroquina, que pode fazer "o impossível" para se superiorizar das demais selecções. "O Senegal é um eterno candidato ao título, porque tem jogadores de grande valia; Marrocos é uma equipa que está ao meio da classificação continental, mas vai entrar para ganhar, sobretudo, a Angola", disse.

A superioridade de Angola nos últimos dez anos inquieta as demais selecções do continente e, por essa razão, Armando Costa diz que "todas as equipas em África querem derrotar Angola". Angola integra o grupo B no Afrobasket2011 com Tchad, Marrocos e Senegal. A prova decorre de 17 a 28 de Agosto, em Antananarivo. Angop